+ Manchetes >

Salvador: Palacete das Artes divulga agenda cultural

Fachada do museu Rodin Bahia, também denominado de Palacete das Artes Rodin Bahia.

Fachada do museu Rodin Bahia, também denominado de Palacete das Artes Rodin Bahia.

O Palacete das Artes, em Salvador, apresenta a agenda cultural da semana 17 a 22 de outubro de 2017, com acesso gratuito ao público, e destaque para exibição de filmes, exposições, bazar e oficinas educativas. .

Nesta quarta (18 de outubro), às 17h, o cinema especial ‘10 anos do Palacete’ exibe o filme Eu Sou Ingrid Bergman (Jag ar Ingrid). Com direção de Stig Björkmann, e no elenco: Ingrid Bergman, Isabella Rossellini e Liv Ullmann, trata-se de um excelente documentário sobre a mítica estrela sueca a partir de suas cartas íntimas, mostrando seu percurso pessoal e profissional.

No dia 21 (sábado), das 14h às 18h, Olga Gomez ministrará oficina de desenho. Serão abordados princípios de organização do espaço bidimensional e criação de imagens a partir dos retângulos estáticos e dinâmicos. A atividade é uma ação conjunta entre o Festival de Ilustração e Literatura Expandido e o Palacete. Mais informações sobre o encontro no email [email protected]

Para construir um livro-objeto sobre temas como síndrome de down, autismo, cegueira, surdo/mudo, deficiência mental e física, utilizando o conceito de musicoterapia, o museu vai sediar, na tarde do dia 22 de outubro, o projeto paradidático “Musicando”. A publicação deverá contar com a colaboração de artistas locais baianos, disciplinas e técnicas gerais, nas modalidades música, arte visual, literatura e fotografia, e será distribuída, gratuitamente, em espaços como Instituto Viva Infância e Instituto de Cegos. “A musicoterapia, por natureza, independentemente dos objetivos e da fundamentação teórica, envolve interação. Por isso, a razão desta iniciativa é criar e escutar música como um meio de inter-relação com os outros e com o mundo”, explica a coordenadora, Juci Reis.

O “Musicando” integra o projeto Arte Todo Dia, da Fundação Gregório de Mattos (FGM)/Prefeitura do Salvador, com apoio do Palacete das Artes (equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia/Secretaria de Cultura do Estado).

Em paralelo, está à disposição de visitantes, na Sala Contemporânea do museu, fotografias de Paulo Luiz Coqueiro Andrade (Bahia), Gilvan Caldasde Sá Barreto Filho (Rio de Janeiro) e Ilana Bar Nissin Wirgues (São Paulo), vencedores das três categorias do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger – 2016/2017, com premiados e mais 12 selecionados da sexta edição do concurso. A mostra, promovida pela Funceb, fica até 12 de novembro.

Além de visitar o Palacete Bernardo Martins Catharino, o público poderá conferir peças em cerâmica no andar térreo, apreciar, nos jardins, as quatro esculturas do escultor Auguste Rodin, desfrutar de um agradável café bar e adquirir na lojinha, obras de literatura voltadas para as artes plásticas, catálogos, indumentárias, gravuras e postais.

Até dezembro, o museu está arrecadando brinquedos, livros e roupas infantis. A campanha, aberta na semana da criança, pretende beneficiar alguns projetos de instituições carentes da capital. A doação pode ser feita diretamente na recepção.

O Palacete das Artes é um órgão vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC)/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA). Funciona de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. Mais informações no tel. 71 3117 6987.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]