Obras de modernização do Porto de Salvador serão inauguradas nesta quinta-feira

Vista aérea do Porto de Salvador.

Vista aérea do Porto de Salvador.

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) e a JMacêdo inauguram nesta quinta-feira (26/10/2017), às 17h, obras de modernização da estrutura de recepção de trigo do Porto de Salvador. Com investimentos de R$ 27 milhões da J. Macêdo, maior fabricante nacional de farinha de trigo, foram instalados um novo descarregador de grão de navios com sistema de aspiração e recolhimento de partículas em suspensão, três novos transportadores, um novo elevador de canecas e instalação de um equipamento de transferência com respectiva balança rodoviária e sistema de despoeiramento.

O novo equipamento descarregador tornará a movimentação de trigo mais rápida, segura e eficiente, garantindo ganho de produtividade nas operações com grãos, chegando a dobrar a capacidade de retirada de trigo dos navios de 150 toneladas/hora para 300 toneladas/hora. Outro impacto positivo será na logística e limpeza, já que o processo de atualização irá minimizar contaminações por efluentes e derramamentos de grãos na área do cais, a exemplo da geração de resíduos sólidos.

Instalado no atual Cais de Carvão, o novo equipamento fabricado pela suíça Bühler é composto por um descarregador tipo portalino, com uma lança de 22m de extensão dotada de conchas para entrada no porão de navios e um transportador, que leva o grão para o prédio da nova balança e de descarregamento de caminhões.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia).