+ Manchetes >

Feira de Santana: equipe do HGCA participa do XI Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares

Equipe da UTI do Hospital Geral Clériston Andrade.

Equipe da UTI do Hospital Geral Clériston Andrade.

Objetivando ofertar um serviço referência no tratamento de pacientes de Acidente Vascular Cerebral (AVC), em Feira de Santana e região, profissionais de saúde do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) participaram do XI Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares, entre os dias 05 e 07 de outubro de 2017, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador.  O evento promovido através da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e Sociedade de Neurologia da Bahia abordou temas relacionados à prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação do AVC.

No congresso, a equipe do HGCA participou do curso Senhor AVC que consiste em uma simulação realística de atendimento a casos de AVC, aprimorando assim sua capacidade como um todo. Segundo o coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Dr. Lúcio Couto, com esse aperfeiçoamento passa-se a fazer o protocolo de tratamento de forma mais eficaz, um exemplo é a trombólise de pacientes de AVC, ou seja a desobstrução da artéria responsável pelo quadro. Trata-se de uma terapia que durante muitos anos ficou sem ser feita no interior da Bahia e esse ano o HGCA vem realizando em alguns casos.

Segundo o Ministério da Saúde, AVC é uma das principais causas de mortalidade e sequelas no Brasil. Por meio de um atendimento aprimorado, o HGCA busca contribuir para a redução do número de vítimas dessa doença.  “A Trombólise é um procedimento necessário, que sendo feito de forma rápida, atendendo os critérios estabelecidos, vai ajudar a salvar vidas e diminuir sequelas limitantes do AVC”, afirma Dr. Lucio Couto.

Participaram do congresso Dra. Renata Nunes (diarista da UTI, coordenadora da sala vermelha), Ludmila Contreiras e Jamyllo Sales (médicos da UTI), Dr. Tarsis Farias (neurologista do HGCA), Vinícius Silva (fisioterapeuta), Dr. Patrick Sampaio (diarista da UTI) e Dr. Lucio Couto (coordenador da UTI).

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]