Delegado do CRM fala sobre a história da medicina na Câmara Municipal de Feira de Santana

Sessão solene comemorativa do Dia do Médico na Câmara Municipal de Feira de Santana.

Sessão solene comemorativa do Dia do Médico na Câmara Municipal de Feira de Santana.

“Por mais que lhe façamos elogios será pouco, pela importância da missão que lhes é atribuída, de salvar vidas”. Assim o vereador Luiz Augusto de Jesus resumiu o que sentia, ao cumprimentar os convidados para a sessão solene comemorativa do Dia do Médico na Câmara Municipal de Feira de Santana, na noite desta quarta-feira (18/10/2017). Ele estendeu a homenagem aos demais profissionais de saúde que contribuem para a realização desse milagre no dia a dia.

Lembrando a necessidade de mais uma unidade hospitalar em Feira de Santana, Luiz Augusto destacou os avanços do município nas questões de reforma e construção de Policlínicas, Unidades de Saúde da Família, UPA’s e agora o anúncio do novo Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI). O vereador também destacou a atuação do Hospital Inácia Pinto dos Santos, reconhecida em nível nacional.

Mas o que é ser médico? Segundo o médico ortopedista e palestrante da noite, Aderbal Mendes Freire D’Aguiar, existem dezenas de definições para o exercício da medicina. Ele citou o Hipócrates, grego considerado o Pai da Medicina, que criou as bases da ética médica e os princípios de conduta e ação profissional. Segundo o médico, o mais conhecido significado da profissão é a arte da cura.

Os convidados assistiram uma verdadeira aula sobre a história da medicina, desde os primeiros registros, no antigo Egito, bem como a medicina pré-histórica, à base de plantas (fitoterapia). Aderbal D’Aguiar contou que a primeira cirurgia no Egito data de 2750 AC. “São Lucas, o padroeiro dos médicos, nasceu em 18 de outubro, foi um médico humanitário que não conheceu Jesus, mas foi seguidor de sua doutrina”, disse o palestrante, que citou ainda Esculápio, o Deus da Medicina na Mitologia Grega.

No final da sessão, o presidente do Legislativo, José Carneiro Rocha, que conduziu os trabalhos, cumprimentou os médicos pela data e pelo compromisso com a vida humana. “Cuidar de pessoas e promover a saúde de uma comunidade são tarefas que fazem parte do seu dia a dia, por isso, nesta noite, esta casa presta homenagem aos profissionais que contribuem para a melhoria da qualidade de vida de todos nós, cidadãos feirenses”, enfatizou.

Profissionais da área de saúde lotaram a galeria e o plenário da Casa Legislativa, cuja Mesa de Honra foi formada pelo presidente José Carneiro Rocha, vice-prefeito Colbert Martins da Silva Filho, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho, a secretária Municipal de Saúde Denise Mascarenhas, o médico Robson Souza Santos, que cumprimentou os colegas presentes após a palestra, e o palestrante da noite, Aderbal D’Aguiar, que é Delegado do Conselho Regional de Medicina.

Vereadora parabeniza médicos e lamenta dificuldades enfrentadas para o exercício da profissão

Em pronunciamento na tribuna da Casa Legislativa, na sessão ordinária desta quarta-feira (18), a vereadora Aldney Bastos (Neinha, PTB) prestou homenagem especial aos profissionais da medicina pela passagem do Dia do Médico, comemorado neste 18 de outubro. A edil lamentou as dificuldades que os médicos enfrentam nas unidades de rede pública de saúde para o exercício da profissão.

“Quero parabenizar a esses profissionais que muitas vezes não são valorizados e mesmo assim se dedicam a salvar vidas. Hoje era para os nossos médicos estarem felizes e comemorando, mas estão tristes com a realidade das instituições públicas de saúde da nossa cidade. E eu choro junto com cada um desses médicos por essas carências que atingem o setor da saúde”, declarou.

Na oportunidade, a edil parabenizou a Secretaria Municipal de Saúde pelo Serviço de Atenção Domiciliar e a Odontologia da Atenção Básica, que oferecem atendimento domiciliar a pacientes acamados. Os serviços são realizados por equipe multidisciplinar formada por odontólogo, fonoaudiólogo, médico, enfermeiro, nutricionista, assistente social, apoiadora e técnica de enfermagem.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]