Câmara Municipal de Feira de Santana comemora Dia da Consciência Rotária

Câmara Municipal de Feira de Santana realiza sessão solene para comemorar Dia da Consciência Rotária.

Câmara Municipal de Feira de Santana realiza sessão solene para comemorar Dia da Consciência Rotária.

Em reconhecimento à contribuição dos rotarianos em prol do desenvolvimento de Feira de Santana, da paz e da boa vontade no mundo, a Câmara Municipal de Feira de Santana realizou, na noite da sexta-feira (27/10/2017), uma sessão solene para homenagear os rotarianos que se destacam no exercício da atividade rotária.

O evento foi conduzido pelo 3º vice-presidente do Legislativo feirense, vereador Isaías dos Santos (Isaías de Diogo), que dividiu a Mesa de Honra juntamente com o secretário municipal de Governo, Paulo Aquino (representando o prefeito José Ronaldo); o deputado estadual José Neto; o coordenador regional da Fundação Rotária – Zona 22 B no triênio 2015-2018, Hugo Dórea; e o governador do Distrito 4390, Manoel Humberto Gonzaga, palestrante da sessão solene.

O vereador Roberto Tourinho foi o responsável pela saudação aos presentes. Em sua explanação, ele informou que a Câmara Municipal, reconhecendo os relevantes serviços prestados à comunidade pelos Clubes de Rotary existentes em Feira de Santana, criou duas significativas homenagens.

“A primeira através da Lei Municipal 2.322/2002, que criou o Dia Municipal da Consciência Rotária comemorando-se o dia 27 de outubro, e a segunda homenagem criada pela Resolução 412/2003, que criou a Medalha de Mérito Rotário, outorgada pela Casa da Cidadania uma vez por ano a um único membro de Rotary Clube, indicados pelos Clubes de Rotary existentes no município”, disse.

Em seguida, Tourinho fez um breve resumo da história do surgimento e fortalecimento do Rotary Clube Internacional, registrando, entre outras coisas, que o primeiro clube de prestação de serviços foi fundado no dia 23 de fevereiro de 1905, quando o advogado Paul Harris reuniu-se com três amigos em um escritório em Chicago, com o objetivo de reavivar, durante a virada do século, o espírito de amizade.

“Posteriormente, mais pessoas foram convidadas a juntar-se ao grupo, à medida que o clube tornou-se mais conhecido. E, a partir deste momento, foi denominado Rotary, já que o local das reuniões era rotativo, cada vez no escritório de um deles”, acrescentou.

O edil também falou sobre o ingresso e a posição de liderança das mulheres ao Rotary a partir do ano de 1987. Na oportunidade, ele cumprimentou Edmeia Pereira dos Santos Gomes, presidente do Rotary Clube de Feira de Santana Novo Horizonte; Maria Emília Santos de Azevedo, presidente da Associação das Senhoras dos Rotarianos de Feira de Santana; Eliana de Amorim Barreto, do Rotary Clube Olhos D’Água; Lidiane Pereira da Silva, secretária do Rotary Clube Nova Geração; e Kathia Mansur Queiroz, “eterna presidente da Casa da Amizade”.

Roberto Tourinho também fez uma saudação especial aos sete rotarianos que foram contemplados com a Medalha de Mérito Rotário: Eliana Mattos de Amorim Bueno, do Rotary Clube de Feira de Santana; Francisco Pinto de Morais, do Rotary Clube Feira Leste; Patrícia de Souza Nascimento, do Rotary Clube Nova Geração; Luiz da Costa Falcão Filho, do Rotary Clube Subaé; Hipólito Peixinho da Silva, do Rotary Clube Portal do Sertão; Jambes Augusto Martins Correia, do Rotary Clube Novo Horizonte; e Aldo Sena Macêdo e Silva, do Rotary Clube Olhos D’Água.

“Que o espírito de servir seja sempre marca indestrutível em vossas vidas e que seus exemplos sirvam sempre de inspiração a futuras gerações em nossa cidade. O presidente do Rotary Internacional escolheu como lema para 2017-2018: ‘O Rotary faz a diferença’. E, seguramente, as senhoras e senhores foram indicados por fazerem a diferença em seus clubes e que nunca percam a máxima rotariana: ‘Dar de si antes de pensar em si”, findou.

Manoel Humberto Gonzaga, que é sergipano, externou sua alegria e satisfação pelo apoio da Câmara Municipal de Feira de Santana e do Governo do Município aos trabalhos desenvolvidos pelos Rotary Clubs, que, segundo ele, é a maior organização do bem no mundo.

O governador do Distrito 4390 afirmou ter uma admiração muito grande pela cidade de Feira de Santana e o seu povo, em especial os rotarianos. “Ser rotariano é um privilégio acima de qualquer expectativa que um ser humano pode ter”, afirmou.

Manoel Humberto Gonzaga destacou importantes iniciativas a serviço da humanidade desenvolvidas pelos governadores do Distrito 4390 desde a sua criação em 1991 até os dias atuais. Ele disse que o Rotary defende “pautas altamente significativas, a exemplo do combate ao analfabetismo, proteção ao meio ambiente e defesa dos direitos da cidadania”.

A sessão solene contou a presença dos vereadores Luiz Augusto de Jesus (Lulinha), José Menezes Santa Rosa (Zé Filé) e Gerusa Sampaio, além dos presidentes e membros dos Rotary Clubs de Feira de Santana, entre outros cidadãos e cidadãs, que lotaram o plenário e a galeria da Câmara.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]