ABI Nacional lança na Bahia projeto de revitalização dos jornais do interior

Jornal Repórter apresenta matéria sobre lançamento do projeto de revitalização dos jornais do interior, durante visita de Domingos Meirelles à Bahia.

Jornal Repórter apresenta matéria sobre lançamento do projeto de revitalização dos jornais do interior, durante visita de Domingos Meirelles à Bahia.

O presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), jornalista Domingos Meirelles, esteve na Bahia esse mês para apresentar a síntese do projeto de revitalização dos jornais impressos do interior, desenvolvido pela ABI, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com o apoio do governo da Bahia (SECOM), da Assembleia Legislativa do Estado, por meio de seu presidente Ângelo Coronel (PSD), do deputado estadual Marcelino Galo (PT) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba). O projeto, que será implantado pioneiramente aqui no nosso Estado, será posteriormente levado para São Paulo e Minas Gerais que já esta em fase avançada, seguindo depois para o resto do país.

O projeto de revitalizações dos jornais do interior foi apresentado oficialmente durante a II Conferência do Jornal Grande Bahia (JGB), em Feira de Santana. Anteriormente, Meirelles palestrou, a convite do secretário de Comunicação Social da Bahia, André Curvello, no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), em Salvador, abordando o tema “Como enfrentar crises no exercício da função pública”. E visitou também o município de Cachoeira, sendo recepcionado pela Câmara de Vereadores local. O projeto está sendo conduzido pelo conselheiro e representante da ABI na Bahia, jornalista Fábio Costa Pinto.

Meirelles relatou que a ABI e as demais entidades participantes do projeto partilham do entendimento que a permanência do jornal impresso é fundamental para a preservação da própria memória nacional. “A mídia impressa oferece pluralidade de narrativas e diferentes leituras, e exerce destacado papel como guardiã fidedigna da história escrita. Não se pode fazer um estudo da memória de uma nação sem conhecer como agiam os atores desse passado”, destacou.

O noticiário do jornal impresso, o chamado registro do cotidiano, é considerado importante fonte primária pelo mundo acadêmico. Do ponto de vista historiográfico, ele possui a mesma credibilidade de um documento oficial. A adesão está sendo primorosa pela sua importância e necessidade dos veículos impressos, em diversas cidades e regiões baianas.

Baixe

Matéria do Jornal Repórter sobre lançamento do projeto de revitalização dos jornais

*Reportagem de Fábio Costa.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]