PIB da agropecuária cresceu 14,9% no segundo trimestre de 2017, aponta IBGE

Setor do agronegócio impulsiona economia brasileira.

Setor do agronegócio impulsiona economia brasileira.

O Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário cresceu 14,9% no segundo trimestre de 2017, em comparação com igual período do ano passado, segundo dados divulgados na sexta-feira (01/09/2017) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o primeiro trimestre do ano, o setor permaneceu estável.

Com exceção do café, que apresentou queda de 7% na estimativa de produção anual, as demais culturas apontaram crescimento na estimativa de produção anual e ganho de produtividade: milho (56,1%), soja (19,7%) e arroz (16,3%). Segundo o IBGE, esse resultado pode ser explicado principalmente pelo desempenho de alguns produtos que tem safra relevante no segundo trimestre e pela produtividade.

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), esse crescimento foi o maior da história da agropecuária na comparação entre segundos trimestres. De acordo com o Comunicado Técnico do Núcleo Econômico da CNA, o resultado do setor foi favorecido não apenas pelo clima, mas também pelo elevado investimento dos produtores rurais na safra 2016/2017.

Para a safra 2016/2017, a estimativa da CNA é que o setor produza 238 milhões de toneladas de grãos, 28% acima do colhido em 2015/2016.

O PIB fechou o segundo trimestre do ano com alta de 0,2% na comparação com primeiro trimestre, na série ajustada sazonalmente. Na comparação com o segundo trimestre de 2016, a variação do PIB foi de 0,3%.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]