Feira de Santana: índios Pataxós vendem artesanato na EXPOFEIRA 2017

Índios pataxós de Porto Seguro vendem artesanato no Parque de Exposição João Martins da Silva, em Feira de Santana.

Índios Pataxós de Porto Seguro vendem artesanato no Parque de Exposição João Martins da Silva, em Feira de Santana.

Pintados a caráter, cinco índios da tribo Pataxó, de Porto Seguro, sul do estado, se juntaram aos vendedores de artesanato no Parque de Exposição João Martins da Silva, e pretendem comerciar até o próximo domingo (10/09/2017), quando a 42ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana será encerrada.

Na banca comandada por eles, pode ser encontrada a tradicional e bela arte indígena, produzida pelos próprios guerreiros, como cocares, arcos e flechas, entre outros objetos. “O artesanato é um dos nossos pontos culturais mais fortes”, diz Winatan Pataxó.

O grupo, que participou da Exporural, em Salvador, deve retornar à aldeia natal em novembro, quando é encerrado o circuito de exposições e outras mostras que acontecem em todo o estado. “É muito interessante mostrar a nossa cultura para as pessoas”, afirmou Xohan Pataxó.

Os corpos pintados chamam a atenção dos transeuntes. Todos os dias eles tiram dezenas de selfies. Dizem que não se incomodam com a curiosidade das pessoas. Eles estão no Parque de Exposição João Martins da Silva pela primeira vez.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]