Núcleo de pós-graduação da UEFS realiza feira de saúde em comunidades quilombolas de Feira de Santana

Feira de saúde em comunidades quilombolas de Feira de Santana.

Feira de saúde em comunidades quilombolas de Feira de Santana.

Levantar o perfil epidemiológico das condições de vida e saúde, bem como identificar as doenças e agravos de maior prevalência e seus fatores associados nas comunidades quilombolas Matinha dos Pretos e Lagoa Grande. Esses foram os objetivos da pesquisa “Determinantes sociais de doenças e agravos nas comunidades quilombolas de Feira de Santana, Bahia”, desenvolvida pela psicóloga Roberta Lima Machado de Souza Araújo, tendo como orientadora a professora doutora Edna Maria de Araújo, vinculadas ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades em Saúde (NUDES). O NUDES é um dos núcleos de pesquisa da Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Como forma de dar retorno social às comunidades envolvidas na pesquisa, foram realizadas a Feira de Saúde Quilombola na Associação dos moradores da comunidade quilombola da Lagoa Grande, no dia 26 de agosto; e a Feira de Saúde Quilombola na Escola Municipal Rosa Maria Esperidião Leite, localizada na comunidade Quilombola Matinha dos Pretos, no dia 2 de setembro. Tendo sido realizadas ações de educação em saúde acerca da importância de uma alimentação mais saudável e da prática de exercícios físicos; aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia; avaliação e educação postural; aplicação de flúor.

O espaço foi dividido de forma a abarcar todas as especialidades, as quais foram alocadas em salas separadas, assim como um grande espaço foi promovido para a pesquisadora relatar os resultados da pesquisa de mestrado.

Segundo as organizadoras, “as feiras de saúde quilombola foram realizadas como forma de retorno social da pesquisa de mestrado realizada, cumprindo com o zelo ético e de responsabilidade social que toda pesquisa respaldada deve ter. Ressalta-se que, as atividades ofertadas nas feiras referem-se às demandas/vulnerabilidades de maior prevalência, levantadas pela pesquisa, tais como: hipertensão arterial, diabetes, problemas de coluna, transtornos mentais comuns e de saúde bucal”.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]