Feira de Santana: estudantes da Educação Integral aprendem sobre educação ambiental e criam horta na escola

Estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Monsenhor Mário Pessoa.

Estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Monsenhor Mário Pessoa.

Os estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Monsenhor Mário Pessoa, localizado no município de Feira de Santana (108 km de Salvador), na região Centro Norte do Estado, começaram a construção de uma horta orgânica na unidade. A iniciativa faz parte do projeto de Educação Ambiental da escola, em que os alunos aprendem todo o processo de preparação da terra, plantação e colheita de diversos produtos, como frutas, verduras, hortaliças e ervas medicinais, incentivando a consciência para a alimentação saudável e sustentável.

A atividade interdisciplinar apresenta vários benefícios para os estudantes, além de potencializar o processo de ensino e aprendizagem. No espaço já foram plantados coentro, manjericão, hortelã, capim cidreira, feijão, milho e cebolinha. A compostagem e o adubo que é utilizado na horta são preparados pelos estudantes na escola. “Preparamos eles para a criação da horta. Desde como preparar a terra até como deve ser feita a colheita. Eles estão muito empolgados e atenciosos com todo o processo de criação”, explica a vice-diretora e uma das organizadoras do projeto, Maria José Lima.

Empolgado com a horta na escola está Edson Daniel Ribeiro, 12 anos, estudante do 6º ano, ele conta que já sabe mexer um pouco na terra, pois sua família cultiva uma horta no quintal de casa. “Tenho uma identificação muito grande com a lida na terra. Na minha casa tem uma horta e eu gosto muito de cuidar das plantas de lá. Estou ajudando meus colegas na limpeza da área e na preparação do adubo para o plantio”, relata.

A horta ainda faz parte do projeto da alimentação saudável, que utiliza produtos orgânicos da agricultura familiar na merenda escolar. Agora passa a contar, também, com alimentos desenvolvidos pelos estudantes. A estudante Sayonara Vitória Reis, 12, 7º ano, está ansiosa para a colheita. “Já preparamos todo o terreno e realizamos algumas plantações, agora estamos cuidando da terra. Espero que os resultados sejam positivos, pois toda colheita será usada na preparação da nossa merenda escolar. Estou muito dedicada e feliz com a criação da nossa horta”, pontua.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]