Arte, música e gastronomia se misturam no Festival Tempero Bahia

Festival Tempero da Bahia ocorre no Passeio Público, em Salvador.

Festival Tempero da Bahia ocorre no Passeio Público, em Salvador.

Uma mistura de cultura, com arte, música, e muitos sabores movimenta o Passeio Público do Palácio da Aclamação, em Salvador, neste final de semana. Nestes sábado e domingo (16 e 17/09/2017), o Festival Tempero Bahia movimenta o espaço, administrado pelo Governo do Estado, com feira de artesanato, festival de música instrumental, aulas de gastronomia, área destinada às crianças e muitas outras iniciativas, tudo aberto ao público. A programação, uma  opção de lazer para todas as idades, começa às 11h e segue até às 20h.

O evento, realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet,  com o apoio do Governo do Estado, via secretarias estaduais de Cultura (Secult/Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural), Turismo (Setur) e Comunicação (Secom), oferece o Musica Instrumental com Tempero e o Mercado do Passeio, com artesanato, roupas, produtos regionais, cachaça, comida baiana e outras opções.

Para o primeiro Cozinha Show, foram convidados os alunos do Colégio Estadual Luís Viana, em Brotas, e do Centro Educacional Profissional Empreende Bahia, em Água de Meninos. Os alunos do curso técnico de Gastronomia, como Sara Rubia, aproveitaram a oportunidade de ter uma experiência única. “Fora da sala de aula é tudo diferente, e conhecer chefes renomados é muito bom. Ver o modo como eles trabalham é enriquecedor. Eu estou aqui atenta a tudo. Quero aproveitar tudo que eu tiver direito, pois vim para absorver tudo que eu puder”, disse a estudante.

Com essa plateia, o chef pernambucano Cesar Santos inaugurou a mesa do Cozinha Show com o ‘Que coisa é essa? A Cozinha de Cesar Santos- Camarão com Caju’, na manhã deste sábado, e falou sobre a importância de incentivar o ensino da gastronomia. “Eu acho importantíssimo a presença dos estudantes porque são eles que vão levar, num futuro próximo, o nome da Bahia e do Brasil para todos os lugares”

Por isso, afirmou o chefe “também trouxemos ingredientes muito nordestinos, como o leite de coco, o camarão, o caju, porque queremos incentivar essa valorização da cultura e de todos os seus elementos”. A programação do Cozinha Show inclui ainda outros sete chefs, como Beto Pimentel, Tim Viana, Durval Libânio Mello e muito mais. As aulas são gratuitas, têm duração de uma hora e acontecem a partir das 11h, até as 16h30.

Quem abre a programação musical do Tempero Bahia é a Orquestra Paulistana de Viola Caipira, que se apresenta neste sábado, às 17h, seguida pela CPI – Choros e Populares Instrumentais, com a presença de músicos da banda Terra Brasilis, mostrando ao público um repertório onde entram chorinho, baião, samba e frevo, entre outros ritmos, às 18h30.  No domingo (17), a abertura acontece às 16h30, com o maestro Fred Dantas e banda, e às 18h, o grupo Viola de Arame finaliza a programação.

Festival até o próximo dia 24

As atividades realizadas no Passeio Público integram a programação ainda mais ampla do festival, que começou no dia 14 e segue até o 24 próximo, em 23 restaurantes de Salvador. Tendo como tema ‘Baía de Todos os Santos – da carne de fumeiro aos frutos do mar’, os chefs foram desafiados a criar pratos com a temática e, no período do festival, os baianos e turistas vão poder conferir esses pratos especiais.

De acordo com a organizador e produtora, Djanira Dias, acontece em três momentos distintos. “Além da feira e do grande festival acontecendo nos restaurantes, promovemos também jantares, como o da próxima terça-feira [19], o Lounge Dinner, que é beneficente, no restaurante do Convento do Carmo, com Tereza Paim, e mais onze chefs. É uma grande mobilização cultural e gastronômica para os baianos”.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]