1ª edição do Festival de Música e Poesia ocorre em Itaparica

Cartaz da 1ª edição do Festival de Música e Poesia de Itaparica (I FITA).

Cartaz da 1ª edição do Festival de Música e Poesia de Itaparica (I FITA).

Nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2017 o município de Itaparica receberá a 1ª edição do Festival de Música e Poesia de Itaparica (I FITA), que contará com a participação de artistas locais, estaduais e nacionais. Serão três dias de programação musical e poética, com apresentações na praça Jardim dos Namorados. Dentre os nomes para compor a grade musical do projeto, destacamos: BaianaSystem, Zeca Baleiro, Mariene de Castro e Lazzo Matumbi. A poesia vem representada por Lirinha, Karina Rabinovitz, Jackson Costa, Bule Bule, e etc. Paralela à programação artística, uma feira gastronômica, que oferecerá ao público a oportunidade de experimentar a culinária local. O acesso a toda a programação será gratuito.

Sobre o festival

Unir música e poesia é o grande diferencial do Festival de Itaparica, que também dará destaque às manifestações artísticas locais. Durante o evento, serão realizadas oficinas de literatura e música, promovendo o conhecimento, a leitura e a troca de experiências entre o artista participante e a comunidade local e/ou turística. Uma palestra com o título de “Viva o Povo Brasileiro”, será ministrada por Antônio Risério.

Com esta proposta, vislumbra-se a realização do sonho de quem acredita na cultura e na arte como elemento transformador de pessoas e pensamentos, como instrumento concreto de trabalho, educação e transformação social. É certo que este Festival de Música e Poesia é o ponto de partida para novos eventos que possam abranger muitas outras linguagens, públicos e territórios, trazendo prosperidade para toda a comunidade do município. O FITA promete ser o começo de um novo momento na cultura, na arte e no turismo Itaparicano.

Turismo cultural

O Festival reforçará a importância de Itaparica como centro regional de cultura, lazer e turismo. A proposta é fazer do município uma referência cultural da Baía de Todos os Santos, promovendo a autoestima de seus habitantes, fortalecendo a imagem de cidade turística e abrindo espaço para um nicho cada vez mais valorizado no mercado de turismo: o Turismo Cultural! Itaparica possui uma rica e expressiva produção cultural e artística, que pode ser potencializada, para o bem da comunidade. O Festival de Música e Poesia de Itaparica tem como objetivo aproveitar o potencial turístico do município para desenvolver um evento cultural que traga benefícios para a comunidade, que promova o turismo e que absorva mão de obra local para a realização de serviços diversos.

O projeto pretende atingir a um público diverso, desde a comunidade local e cidades vizinhas, a pessoas de outros estados, no intuito de despertar o interesse especial na música popular brasileira e na poesia.

Geração de emprego

Diretos: aproximadamente, 150 pessoas da comunidade estarão envolvidas na produção do festival, entre artistas e técnicos diversos.

Indiretos: aproximadamente, 400 pessoas da comunidade estarão envolvidas na produção do festival, com a comercialização de alimentos e bebidas, e serão beneficiadas pela movimentação turística do município.

Agenda – programação do FITA de 27, 28 e 29 de outubro de 2017

I Festival de Música e Poesia de Itaparica (I FITA)

Local: Praça Jardim dos Namorados (Ilha de Itaparica)

Horário: a partir das 17 horas

Acesso: aberto ao público

Realização: Prefeitura Municipal de Itaparica

27/10 (sexta-feira) – Abertura do Festival

14h00 – Oficina Literária e Oficina Musical

15h00 – Palestra “Viva o Povo Brasileiro”, com Antônio Risério

17h00 – Fanfarra, Artistas de Rua, Sussurros Poéticos, Cordel

18h30 – Karina Rabinovitz e Silvana Rezende – Poesia BA

19h15 – Banda Plano Inclinado – Part. Alex Mesquita – BA

20h00 – Abertura Oficial – Jorge Portugal / Os Guaranys

20h45 – Bule Bule – Poesia Cordel BA

21h30 – Baba de Moça – BA

22h15 – Lazzo Matumbi – BA

23h30 – Mariene de Castro – BA/RJ

28/10 (sábado)

17h00 – Fanfarra, Artistas de Rua, Sussurros Poéticos, Cordel

18h30 – Gregório Gomes e Regina Carvalho – Poesia BA

19h15 – Henrique Moura – BA

20h00 – Nanda Ribeiro e Os Caras Lá de Cima – BA

20h45 – Andréia Pradho e Banda – BA

21h30 – Lirinha e Convidada – Poesia musical RJ

23h00 – Zeca Baleiro – MA

29/10 (domingo) – Encerramento do Festival

17h00 – Fanfarra, Artistas de Rua, Sussurros Poéticos, Cordel

18h30 – Daniel e Danilo – Poesia BA

19h15 – Eduardo Montanha e Banda – BA

20h00 – Banda Alibal Conspiracy – BA

20h45 – Jackson Costa – Poesia BA

22h00 – BaianaSystem – BA

Equipe técnica 

Yulo Cezzar (Concepção, Curadoria e Direção Artística)

Ana Paula Prado (Direção de Produção)

Gabiroba Cultural – Zorá Marambaia, Joana Marambaia e Rebeca Castro (Produção Executiva)

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]