Salvador: jornalista Victor Pinto registra, em vídeo, populares lançando ovos em direção aos prefeitos ACM Neto e João Doria; ‘Odium Parit Repudium’

Populares protestam atirando ovos contra os prefeitos ACM Neto e João Doria.

Populares protestam atirando ovos contra os prefeitos ACM Neto e João Doria.

Durante evento na capital do estado, o jornalista Victor Pinto registrou em vídeo, na noite desta segunda-feira (07/08/2017), ovos sendo lançados por manifestantes em direção aos prefeitos de Salvador, ACM Neto e de São Paulo, João Doria (PSDB).

Na oportunidade, o prefeito de São Paulo se dirigia à sede da Câmara Municipal de Salvador para receber o título de cidadão Soteropolitano.

O título concedido ao tucano foi criticado por opositores do prefeito ACM Neto e por segmentos populares. Eles questionaram o que João Doria fez por Salvador para merecer a homenagem.

Sangue de baiano

Durante a homenagem na Câmara Municipal, o prefeito João Doria repetiu o discurso do ódio contra os petistas e movimentos de esquerda, na sequência afirmou “tenho sangue de baiano”.

A declaração do alcaide é típica de políticos pouco preparados, que usam retórica segregadora. Observando que existe apenas um tipo de sangue humano, no contexto político, é o sangue da própria humanidade, ou seja, aquilo que torna todos seres humanos iguais em princípio, valor e espiritualidade, aquilo que nos irmana e não nos segrega. Mas, para o tucano, a cada discurso, pode mudar o tipo de sangue que possui e, com isto, a ideia de identidade.

O pronunciamento do alcaide pode ser avaliado, também, como patético e risível. Patético, por tentar passar conceito de identidade com o povo da Bahia; e risível, porque o baiano é por natureza conciliatório, ou seja, não segregador.

Talvez seja por instilar o discurso do ódio e da segregação que o prefeito João Doria tenha despertado na população o repúdio: ‘Odium Parit Repudium — ódio gera repúdio’.

Elogios à Temer

Pela manhã, antes de ir à Salvador, João Doria participou de cerimônia com o presidente Michel Temer (PMDB) na Prefeitura de São Paulo e elogiou o governante.

Confira vídeo

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia).