Salvador: Izabel Gurgel ministra ministra o curso ‘Felicidade Clandestina: ler Clarice como criança

Cartaz anuncia curso ministrado por Izabel Gurgel.
Cartaz anuncia curso ministrado por Izabel Gurgel.
Cartaz anuncia curso ministrado por Izabel Gurgel.
Cartaz anuncia curso ministrado por Izabel Gurgel.

A jornalista e professora Izabel Gurgel ministra o curso ‘Felicidade Clandestina: ler Clarice como criança’, a partir desta terça-feira 8 de agosto de 2017, no Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Pelourinho, de 9 às 12h. A ação terá continuidade no dia 9 e, já integrando a programação da Funceb na Festa Literária Internacional do Pelourinho – Flipelô, será encerrado nos dias 10, quinta-feira, e 11, sexta-feira. Nos quatro dias a carga horária reúne 12h. O curso conta com 30 vagas e os interessados devem enviar email para cfa.funceb@funceb.ba.gov.br. É necessário que o interessado seja maior de 16 anos.

Para Izabel Gurgel, o curso vem como uma proposta de mostrar a leitura para os alunos de uma maneira diferente: “É uma atividade muito prazerosa, queremos mostrar uma leitura como atividade lúdica, como diversão, como brincadeira, como descoberta do mundo, atividade de encantamento, e um método de questionamento sobre o mundo”, afirmou.

As aulas têm o objetivo de estimular a prática da leitura da escritora Clarice Lispector, o gosto pelos livros e o prazer de ouvir e contar histórias. É direcionado para pessoas que trabalham com crianças: para educadores, bibliotecários, mediadores de leitura, arte-educadores, contadores de história, dramaturgos e etc.

O curso contará com uma mesa de leituras; banquete de leituras de até 30 pessoas ao redor de uma mesa; encontros para leitura coletiva, orientada, e comentada, com exposição do conteúdo programático, passando pela história do livro e da leitura. Nas aulas serão trabalhados textos de Clarice Lispector, com a autora recriando a sua infância na cidade de Recife. Será exibido um curta-metragem de produção pernambucana Clandestina Felicidade, inspirado nos textos da escritora.

Sobre Izabel Gurgel – Izabel Gurgel é jornalista, com estudos na Universidade Federal do Ceará. É especialista em Gestão da Cultura pela Universidade Federal da Bahia e Fundação Joaquim Nabuco.  Vive em Fortaleza, onde dirigiu o Theatro José de Alencar, no período entre 2017 a 2014.

Gurgel tem textos publicados nos livros Circo – o eterno tráfego de vida e sonho (2009), do fotógrafo Jacques Antunes; Viva Fortaleza – 1950/2010 (2011); Retratos (2013) do artista plástico Sérgio Helle; Roberto Burle Marx e o Theatro José de Alencar – Um projeto em dois tempos (2012), organizado pelo Laboratório da Paisagem (UFPe – UFC – UniFor); e na edição belga Écrire le geste, comemorativa dos 20 anos da companhia de dança As Palavras, do bailarino e coreógrafo Cláudio Bernardo (2015).

Na condição de leitora, apresenta livros e faz, por exemplo, introdução às obras de Clarice Lispector e Cora Coralina, a partir das publicações delas dirigidas às crianças; também através da mediação da leitura, apresenta vida e obra da pintora mexicana Frida Kahlo. Já realizou atividades nesse âmbito junto a instituições e eventos como o Museu da Fotografia de Fortaleza, Bienal Internacional do Livro do Ceará, Ciclo de Literatura Afetiva, Expandida e Contemporânea – De Clarice ao pontocom (Caixa Cultural Recife), Festival Alberto Nepomuceno – FAN (Ceará).

Em 2017, a Flipelô celebra 30 anos da Fundação Jorge Amado e faz homenagem ao escritor que leva o nome da instituição e das escritoras Zélia Gattai e Myriam Fraga. A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), participa por meio da Coordenação de Literatura da Diretoria das Artes (Dirart/Funceb) e do Centro de Formação em Artes (CFA), realizando ações de literatura, em transdisciplinaridade com artes visuais, dança, música e teatro.

Serviço:

Felicidade Clandestina: Ler Clarice feito criança, com Izabel Gurgel

Quando: de 8 a 11 de agosto, das 9 às 12h

Onde: Centro de Formação em Artes

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141244 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.