Rússia mata pelo menos 70 membros do Estado Islâmico na Síria

Presidente russo Vladimir Putin reage ao terrorismo.
Presidente russo Vladimir Putin reage ao terrorismo.
Presidente russo Vladimir Putin reage ao terrorismo.
Presidente russo Vladimir Putin reage ao terrorismo.

Pelo menos 70 membros do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) morreram no bombardeio feito ontem pela aviação da Rússia perto da cidade síria de Deir al Zor, informou nesta segunda-feira (21/08/2017) o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Assegurou que o ataque destruiu uma coluna composta por cerca de 20 veículos que levavam combatentes que se deslocavam entre diferentes frentes de batalha.

Anteriormente, o Ministério de Defesa da Rússia assegurou que, no bombardeio, cuja data não detalhou, matou 200 jihadistas e destruiu “mais de 20 veículos equipados com metralhadoras pesadas e blindados, incluindo carros de combate”.

A aviação russa, que apoia as forças leais ao presidente sírio Bachar al Assad, bombardeou o Estado Islâmico várias vezes na província de Deir al Zor, um dos principais redutos terroristas no nordeste do país.

Rússia não se pronuncia após Estado Islâmico assumir ataque que deixou 8 feridos

Autoridades russas não comentaram o fato de o Estado Islâmico (EI) ter declarado que o homem que feriu neste sábado (19/08/2017) oito pessoas na cidade de Surgut era um “soldado” da organização jihadista.

Um comunicado atribuído ao Estado Islâmico, divulgado no aplicativo de mensagens Telegram, informou que “uma fonte de segurança afirmou à Amaq (rede de notícias associada ao grupo jihadhista) que o autor do esfaqueamento na cidade russa é um soldado do Estado Islâmico”.

Horas após o anúncio, o Comitê de Instrução (CI) da Rússia – a autoridade judicial que investiga o ataque – mantém o silêncio tanto sobre a identidade do agressor quanto sobre os motivos que geraram o ataque.

Sites

Após afirmar que o agressor foi identificado como “um morador da cidade nascido em 1994”, o comitê não precisou a identidade do homem, morto pela polícia minutos depois de ter ferido com uma faca as pessoas no centro de Surgut.

Enquanto isso, meios de comunicação russos deram dois nomes diferentes ao agressor, ambos de origem muçulmana.

O site Lenta.ru identificou o agressor como Bobichel Abdurajmanov, de 23 anos, e oriundo da Ásia Central, com base em informações oferecidas por duas fontes anônimas das forças de segurança de Surgut. As autoridades, segundo a publicação, investigam se Abdurajmanov se interessava pelas correntes do Islã radical.

Versões

Pouco depois, o popular site informativo Life.ru escreveu que o agressor chamava-se Artur Gadzhiev, um jovem de 19 anos procedente da república do Daguestão, no conflituoso Cáucaso Norte russo. Segundo este meio, o pai de Gadzhiev era vigiado pelas forças de segurança como possível extremista religioso.

O CI afirmou após o ataque que o atentado terrorista não está entre as versões prioritárias do ocorrido e que investigará o histórico médico do agressor para averiguar se era portador de alguma doença psiquiátrica. As autoridades de saúde informaram que quatro dos sete feridos estão em estado grave.

Estado Islâmico assume autoria de ataque que deixou oito feridos na Rússia

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) assumiu neste sábado a autoria do ataque indiscriminado com uma faca que deixou oito pessoas feridas no centro da cidade de Surgut, na Rússia, de acordo com a agência “Amaq”.

Em um livre comunicado divulgado pela rede de mensagem Telegram e cuja autenticidade não pôde ser verificada, o EI assegurou que “uma fonte de segurança afirmou à ‘Amaq’ que o autor do esfaqueamento na cidade russa de Surgut é um soldado do Estado Islâmico”.

As autoridades russas já identificaram o homem que cometeu o ataque e que foi morto pela polícia, mas ainda não tratam o fato como terrorismo.

“Trata-se de um morador da cidade nascido em 1994”, aponta um comunicado do Comitê de Instrução (CI) da Rússia, que não dá prioridade a um atentado terrorista como a versão principal do ocorrido.

O jovem perambulava nesta manhã pelas ruas do centro de Surgut com uma faca e atacou a vários transeuntes, deixando oito feridos, alguns em estado grave.

Autoridades russas identificam homem que esfaqueou oito pessoas

As autoridades russas identificaram o homem que esfaqueou neste sábado (19/08/2017) oito pessoas em um ataque indiscriminado no centro da cidade de Surgut, antes de ser morto pela polícia, que ainda não fala em ataque terrorista. As informações são da Agência EFE.

“Trata-se de um morador da cidade nascido em 1994”, aponta um comunicado do Comitê de Instrução (CI) da Rússia, que não dá prioridade a um atentado terrorista, como a versão principal do ocorrido.

A autoridade judicial russa revisará os antecedentes médicos do agressor para investigar se sofria de algum tipo de doença psiquiátrica.

O jovem perambulava nesta manhã pelas ruas do centro de Surgut com uma faca e atacou vários transeuntes, deixando oito pessoas feridas. Segundo os últimos dados oficiais, quatro das sete vítimas estão em estado grave.

A polícia chegou rapidamente ao local e matou o agressor. O ataque ocorreu no dia seguinte a outros similares ocorridos na Finlândia e na Alemanha, onde várias pessoas foram esfaqueadas.

Pelo menos duas pessoas morreram em um ataque cometido por um jovem marroquino armado com uma faca em uma praça da cidade de Turku, no sudoeste a Finlândia, que deixou outros sete indivíduos feridos.

Outra pessoa morreu em Wuppertal (oeste da Alemanha), após ser esfaqueada por um homem que fugiu e segue sendo procurado pelas forças de segurança alemãs.

*com informações da Agência Brasil.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141264 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.