Renato Bandeira lança obra sobre bandeirantes e sertanistas na Bahia; evento ocorre em Salvador

Capa do livro 'Bandeirantes e sertanistas na Bahia'.

Capa do livro ‘Bandeirantes e sertanistas na Bahia’.

O livro Sertanistas, Bandeirantes e Aventureiros no Sertão da Bahia: Séculos XVI, XVII e XVIII, de autoria do escritor Renato Bandeira, será lançado nesta terça (08/08/2017), às 17h, na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. A publicação trata das navegações transoceânicas do final do século XV ao século XVI e reacende o polêmico questionamento acerca do “achamento” do Brasil. Renato Bandeira fez um trabalho de pesquisa intenso, baseado em diversas obras de historiadores contemporâneos, apresentando uma nova visão acerca do povoamento das Américas.

De forma sistemática e minuciosa, Renato reclassifica os bandeirantes e sertanistas (apresentados na obra de Francisco de Assis Carvalho Franco de 1953), pontuando apenas os bandeirantes e sertanistas que estiveram na Bahia e os apresentando em ordem cronológica, desde o século XVI até o século XVIII. Os povos indígenas na Bahia também são citados e representados em mapa, com os nomes das tribos e a posição geográfica ocupada no estado. O livro apresenta ainda um mapa da Bahia, explicitando as localidades e o tempo em que estes aventureiras transitaram em solo baiano.

Renato Luís Bandeira, natural de Salvador, é escritor e já vendeu mais de 30 mil exemplares, (todos de publicação do autor), sendo seus títulos mais conhecidos: Chapada Diamantina – Histórias, Riquezas e Encantos, A Coluna Prestas na Bahia, A guerra dos coronéis e Dicionário Biográfico Cangaceiros e Jagunços. Sócio efetivo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e membro da ALAS – Academia de Letras e Artes do Salvador (cadeira 33) foi editor do Jornal Correio da Chapada por 20 anos, da Revista Chapada Diamantina e Municípios da Bahia, além de ter publicado diversos artigos em jornais e revistas da capital e do interior.

O livro Sertanistas, Bandeirantes e Aventureiros no Sertão da Bahia: Séculos XVI, XVII e XVIII é o 13º título do autor e 25ª publicação. Uma obra instigante, histórica e salutar para a cultura baiana, vale a pena conferir! Evento gratuito.

Agenda

Data: 8 de agosto de 2017, às 17 horas

Local: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia – Av. Joana Angélica, 43 – Piedade | Salvador

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]