Programa Arte com Pigmentos Naturais da UEFS apresenta trabalho na Argentina

Programa Arte com Pigmentos Naturais da Uefs apresenta trabalho na Argentina.

Programa Arte com Pigmentos Naturais da Uefs apresenta trabalho na Argentina.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) esteve representada no 8º Congresso Latino-Americano de Educação e Design, realizado em Buenos Aires (Argentina) no período de 31 de julho a 2 de agosto de 2017. O professor Gemicrê Nascimento, do Departamento de Letras e Artes (DLA), expôs a comunicação “Acepções nos desenhos rupestres, contadas pela semiótica”, trabalho de  investigação a partir das teorias narrativas da Semiótica Greimasiana, das imagens do Paredão da Toca dos Tapuias, no município de Seabra (Bahia), no território da  Chapada Diamantina pelo aluno/pesquisador Rodrigo Silva Dias.

Gemicrê Nascimento coordena o Programa de Extensão Arte com Pigmentos Naturais que tem como objetivos resgatar e interpretar os procedimentos ancestrais que foram empregados por povos caçador-coletores. Além de divulgar o uso de elementos naturais através da técnica de aquisição de pigmentos de baixo custo e ampla aplicabilidade artística e didática, artifício utilizado desde a pré-história na construção dos Desenhos Rupestres, bem como apresentando uma proposta de leitura de imagens por meio da semiótica como tentativa de interpretação.

Rodrigo Silva Dias, Luciana Almeida dos Santos, Marcos Vinicius Ribeiro Correia, Ronny Costa Pereira e Iago Alves Almeida são os alunos que compõem a equipe do Programa, que surgiu a partir da dissertação de Gemicrê Nascimento, “Aventuras de Piteco® e os Grafismos Primitivos de Iraquara: Um Recurso Didático-Pedagógico Para Atividades de Educação Ambiental”, do programa de Mestrado em Desenho, Cultura e Iteratividade da Uefs.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]