Nutricionista dá dicas de como uma alimentação saudável pode ser decisiva para o acompanhamento do colesterol

Frutas, verduras e legumes são alimentos que compõem cardápio de uma dieta saudável.

Frutas, verduras e legumes são alimentos que compõem cardápio de uma dieta saudável.

Na próxima terça-feira (08/08/2017) é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. A nutricionista e professora do curso de Gastronomia do Centro Universitário Estácio da Bahia, Joseni Lima, dá algumas dicas de como controlar o colesterol a partir de uma alimentação saudável.

“O colesterol é uma lipoproteína, sendo que o LDL, conhecido como mau colesterol, possui baixa densidade e por isso pode se acumular nas paredes das artérias. Já o HDL, o bom colesterol, é responsável por eliminar o excesso de LDL do sangue”, explica a professora.

De acordo com Joseni, ambos são importantes e devem estar ajustados a níveis adequados no organismo. “O desajuste nos níveis de colesterol no organismo contribui para o desenvolvimento da placa de aterosclerose, que é uma das principais causas de infarto do miocárdio”, alerta.

O consumo excessivo de gordura saturada e trans é um dos responsáveis por elevar o nível do LDL e baixar o HDL. “O consumo em demasia de carnes vermelhas, queijos amarelos, ovos, doces e frituras são os maiores responsáveis pelos altos índices de colesterol”, afirma a nutricionista.

Para elevar os níveis de HDL no sangue, Joseni recomenda o consumo de cereais integrais, hortaliças cruas e óleos vegetais como, por exemplo, o azeite de oliva, além da prática diária de atividade física.

A nutricionista também alerta que magreza não é sinal de que os níveis de colesterol estão ajustados. “Pessoas magras também podem ter desequilíbrio nos níveis de colesterol. A elevação do LDL resulta de uma alimentação inadequada, rica em gorduras saturadas, além do sedentarismo”, destaca.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]