+ Manchetes >

MP promove ciclo de palestras em escolas públicas do Recôncavo Baiano e Região Metropolitana de Salvador

MPBA promove ciclo de palestras.

MPBA promove ciclo de palestras.

O Ministério Público estadual, por meio do Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (Nucciber) está promovendo, desde o dia 24 de de julho de 2017, uma série de palestras em escolas públicas e privadas do Recôncavo Baiano e Região Metropolitana de Salvador (RMS) com o tema ‘Na Era digital, segurança e sua prioridade: a virtualização das ações e as implicações na vida real’. As palestras são realizadas a convite da Instituição Gileade, que tem sede em Sapeaçu e atende menores em situação de risco. Participam das palestras alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio acompanhados por professores, coordenadores e diretores das unidades escolares visitadas.

“As ações humanas se virtualizaram e, nesta era superinformacional, estamos o tempo inteiro conectados a um dispositivo informático, clicando inúmeras vezes em links, fotos, vídeos, o que pode deixar os usuários vulneráveis”, destacou a servidora do MP Fernanda Veloso que ministra as palestras. Hoje, dia 31, será a vez do Município de São Francisco do Conde, com os alunos e professores dos colégios Ana Junqueira Ayres, Faria Dutra, Luiz Viana Neto e Martinho Sales. As palestras abordam temas da esfera digital, como os ataques de ‘Ransomware’, que diz respeito a ciberataques em computadores que travam o sistema e impedem o acesso da máquina ou dos arquivos armazenados por meio de criptografias.

Ela ressalta a importância do backup como forma de salvaguardar dados sensíveis dos usuários; o poder das notícias falsas, quando propaladas pela rede; e os crimes patrimoniais, em especial o ‘golpe do boleto’. “Também falamos sobre ciberbullying e sexting, que é a prática de enviar mensagens, fotos ou vídeos sexualmente explícitos pelo celular, condutas com poder de propalação que podem levar a vítima a cometer o suicídio por tamanha dor e sofrimento que podem ser causados a ela”, explicou. As palestras já ocorreram nos municípios de Santo Amaro, Cachoeira, Cruz das Almas e Governador Mangabeira.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]