Gil Vicente Tavares na programação da FUNCEB na Flipelô

Cartaz anuncia Gil Vicente Tavares na Flipelô.
Cartaz anuncia Gil Vicente Tavares na Flipelô.
Cartaz anuncia Gil Vicente Tavares na Flipelô.
Cartaz anuncia Gil Vicente Tavares na Flipelô.

A Roda de Conversa Um dedo de Prosa na Cena, baseada no livro Do Conto à Cena – Reinventando Jorge Amado, organizado pelo dramaturgo Gil Vicente Tavares, acontece dentro da programação Funceb na Flipelô. O evento está programado para esta quinta-feira, 10 de agosto de 2017, às 15h, no Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). O diálogo é aberto a alunos do Curso de Iniciação Teatral da Funceb e ao público em geral. As senhas serão distribuídas a partir das 14h desta quinta, no local do evento.

O programa estende a temática para as diversas formas de adaptações de prosas para os textos dramáticos. A discussão surge a partir da publicação, baseada em adaptações dramatúrgicas de textos do escritor de Itabuna. A ideia é debater as formas de adaptação de textos em prosa para a dramaturgia, mantendo-se as características originais do autor – que, por sua vez, ocorre em sua maioria nas sequências descritivas, com ênfase nas demandas de construção das cenas.

“Penso que este tipo de ação é fundamental na formação do artista. É muito importante que jovens em formação possam dialogar com um artista com a história de Gil Vicente Tavares”, considera Wanderely Meira, coordenador de Teatro da Diretoria das Artes (Dirart) da Funceb.

O gestor destaca que uma conversa sobre dramaturgia é sempre muito esclarecedora porque o texto, com ou sem palavras, “é a alma de um espetáculo, é de onde se forma o discurso. Se para o texto da nossa cena usamos um texto escrito em prosa, como consigo criar a minha dramaturgia sem trair as características do autor original? – essa é, sem dúvida, uma conversa muito rica”.

Sobre Gil Vicente Tavares –  O diretor, dramaturgo e compositor nasceu em Salvador. É graduado pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (1999), onde obteve o título de mestre (2006) e de doutor (2011) em Artes Cênicas. Considerado um dos nomes mais influentes da dramaturgia baiana, escreveu Sade (peça vencedora do Prêmio FAPEX de Teatro 2010 e do Prêmio Braskem de melhor texto em 2016), espetáculo criado para sua dissertação de mestrado, e A herança do absurdo, livro que resultou de sua tese de doutorado e que foi publicado pela Edufba em 2016.

A Flipelô realiza a primeira Festa Literária Internacional do Pelourinho de 9 a 13 de agosto, quarta-feira a domingo, no Centro Histórico de Salvador. A edição celebra os 30 anos da Fundação Casa de Jorge Amado e homenageia o escritor que dá o nome à instituição e as escritoras Zélia Gattai e Myriam Fraga.

Agenda

Onde: Centro de Formação em Artes da Funceb (Rua do Bispo 29/31, Pelourinho)

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.