Diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções confirma presença na Campus Party Bahia 2017; confira programação

Cartaz anuncia edição 2017 do 'Campus Party Bahia'.

Cartaz anuncia edição 2017 do ‘Campus Party Bahia’.

A primeira edição da Campus Party Bahia que ocorrerá entre 09 e 13 de agosto de 2017 na Arena Fonte Nova em Salvador tem mais uma palestrante magistral confirmada. Mônica Souza, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções, a mesma Mônica que inspirou a personagem dos quadrinhos da Turma da Mônica, a mais importante personagem infantil do Brasil.

Atualmente, Mônica Sousa é a responsável pelas atividades relacionadas ao marketing, licenciamento, publicidade e novos projetos da companhia. Empreendedora com visão crítica e inovadora de negócios, Mônica Sousa levou sua atuação também para projetos de inclusão social. Na CPBA, irá contar sobre o projeto “Donas da Rua” criado com o objetivo de reforçar o empoderamento das meninas por meio das personagens meninas da Turma da Mônica. Ainda no ano passado, a Mauricio de Sousa Produções assinou os Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU.

Além da Mônica, Jon ‘Maddog’ Hall, membro do Board of the Linux Professional Institute, Marcelo Branco, ativista de software livre, Hugo Canuto, ilustrador Freelancer e Concept Artist, o especialista em Drones, Carlos Cândido, a pesquisadora ComFuturo no Laboratório de Bionanomecânica (IMN-CSIC, Espanha), Priscila Monteiro Kosaka, e os Irmãos Piologo também acabam de confirmar presença na primeira edição soteropolitana do evento. Infelizmente a palestrante Veronique Halbrey, residente nos Estados Unidos, teve sua vinda cancelada ao evento devido a contratemos com o processo de visto americano.

A Campus Party Bahia terá como tema principal a Inovação Produtiva e acontece por uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Telebrás. É a primeira Campus Party no mundo a acontecer dentro de um estádio de futebol.

Confirma abaixo mais informações sobre as principais palestras

Dia 9 de agosto – às 20h – Ada Yonath

A primeira mulher a conquistar um Prêmio Nobel de Química apresentará os seus estudos no desenvolvimento de antibióticos mais eficazes, que não deixem as células resistentes aos remédios. Yontah é graduada em química pela Universidade Hebraica de Jerusalém, PhD pelo Instituto Weizmann de Ciência (Israel), além de ter completado seu pós Doutorado no Mellon-Institute e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA.

Dia 10 de agosto – às 16h – Priscila Monteiro Kosaka

Priscila Monteiro Kosaka é pesquisadora  ComFuturo no Laboratório de Bionanomecânica (IMN-CSIC, Espanha). Formada em química pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Química pela Universidade de São Paulo (USP – São Paulo). É membro do grupo de Bionanomecânica (IMN-CSIC, Espanha) desde 2008. Trabalha no campo da biotecnologia com o objetivo de desenvolver ferramentas de diagnóstico altamente sensíveis para a descoberta de marcadores específicos do câncer e a detecção de câncer e doenças causadas por vírus. Seu principal interesse é permitir o diagnóstico precoce para que o paciente possa receber um tratamento personalizado, reduzindo os gastos para os sistemas de saúde e, mais importante, salvar vidas. Na Campus Party falará sobre como a fusão de sistemas nanomecânicos com outras nanotecnologias promissoras produzirá ferramentas de diagnóstico ultras-sensíveis e altamente confiáveis para ensaios clínicos.

Dia 10 de agosto – às 17h15 – Jon “Maddog” Hall

Jon “maddog” Hall é membro do Board of the Linux Professional Institute. Desde 1969, Maddog (como ele prefere ser chamado) tem sido programador, designer e administrador de sistemas, gerente de produto, gerente de marketing técnico, autor e educador e atualmente trabalha como consultor. Sr. Hall se dedica ao sistema Unix desde 1980 e ao sistema Linux desde 1994, quando ele conheceu Linus Torvalds e reconheceu a importância comercial do Linux, Free e Open Source Software. Desde 2006 Maddog vem trabalhando no Projeto Cauã, que criará trabalhos high-tech permitindo estudantes de baixa renda a arcarem com uma universidade e experienciarem um trabalho. Concluiu licenciatura em Engenharia e Comércio pela Drexel University em 1973 e seu mestrado em RPI pela Troy, em 1977. Agora ele também viaja o mundo palestrando sobre os benefícios do Open Source Software.

Dia 10 de agosto – às 18h30 – Marcelo Branco

Marcelo Branco é profissional de tecnologia da informação e comunicação. Ativista de software livre, pela liberdade do conhecimento, pelos direitos e novas formas de participação via Internet. Na Campus Party Bahia falará sobre uma nova democracia para a era da Internet na qual a capacidade autônoma de comunicação individual está transformando os movimentos sociais e precisam ser acompanhadas pelo poder público na construção de uma nova democracia mais participativa.

Dia 10 de agosto – às 20h – Ricardo Cappra

Ricardo Cappra é um cientista de dados que ajuda a resolver problemas complexos por meio de inteligência analítica. Dedica-se a encontrar formas de hackear negócios e o comportamento humano através da Ciência de Dados e, quando possível, Cappra transforma esses estudos em produtos e negócios, tendo participado de importantes projetos para Barack Obama, Microsoft, Globo, Petrobras, Coca-Cola, Americanas, entre outras. Na Campus Bahia, falará sobre: “A era dos algoritmos: como filtros invisíveis da Internet estão transformando a sociedade, governos e países”.

Dia 10 de agosto – às 21h30 – Irmãos Piologo

Fazendo aquela bagunça que os campuseiros adoram, os irmãos Piologo estarão na Campus Party para contar como foi a trajetória da dupla rumo ao sucesso. Durante toda a palestra, serão exibidas animações, vídeos, dublagem das famosas vozes dos personagens do site e os campuseiros poderão fazer perguntas, imitar personagens e interagir com os irmãos mais malucos da websfera!

Dia 11 de agosto – às 13h – Mônica Souza

Uma Turma inteira de meninas empoderadas usa as mídias sociais oficiais da Turma da Mônica para propagar uma mensagem: somos todas #DonasDaRua. A Mauricio de Sousa Produções acredita que seus personagens têm muito a contribuir no empoderamento das mulheres. Mônica Sousa contará como ela e sua equipe usam a força das mídias sociais para trabalhar a autoestima das meninas e seus direitos a oportunidades desde cedo.

Dia 11 de agosto – às 17h15 – Hugo Canuto

Hugo Canuto é ilustrador freelancer e concept artist, trabalhando em meios digitais e tradicionais. Formado em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia, expressa a relação entre arte e mitologia de muitas maneiras, seja nas cidades imaginárias pintadas em murais do #NAPAREDE, na saga de fantasia épica a Canção de Mayrube e agora, através do projeto Contos dos Orixás, adaptação das narrativas africanas para as histórias em Quadrinhos. Nesta palestra, apresentará falará sobre como utilizar as plataformas digitais para criar e divulgar projetos, a importância do Financiamento Coletivo como meio de viabilizar iniciativas e os processos de transformar uma ideia em uma publicação.

Dia 11 de agosto – às 21h15 – Dado Schneider

Dado Schneider é Doutor em Comunicação e Campuseiro. Autor do termo “”digiriatria”” – uma mistura de digi = digital + riatria = geriatria – ele conta com seu invejável cérebro de tanquinho para provar que conhecimento não tem idade. Nessa palestra falará sobre como a próxima década está quase chegando e nenhuma geração está pronta para ela. Os mais velhos estão com uma defasagem digital quase irrecuperável e não sabem mais se fazer necessários e interessantes; já os jovens têm uma lacuna de cultura e noticiário bastante preocupante e andam muito autossuficientes para pedirem ajuda aos mais velhos. As organizações que conseguirem aproximar as gerações liderarão e os profissionais que conseguirem se integrar com as outras gerações vencerão.

Dia 11 de agosto – às 22h30 – Carlos Candido

Carlos Cândido é Bacharel em Ciência da Computação, possui Mestrado em Engenharia Elétrica, com tema de pesquisa em Inteligência Artificial e é doutorando em Computação Natural. Trabalhou por 15 anos no mercado de tecnologia e, em 2015, em parceria com um grande amigo, fundou o Mirante Lab, laboratório de tecnologia e arte que, entre outros diversos projetos e frentes de atuação, mantém um grupo de pesquisa em Drones há cerca de 2 anos. Alguns projetos que coordenou são o uso de Drones no combate ao mosquito da Dengue na cidade de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Saúde e a primeira corrida de drones de nível internacional no Brasil.

Dia 12 de agosto – às 10h30 – Gabe Gabrielle

Gabe é engenheiro, educador e palestrante motivacional. Em sua palestra, Gabe Gabriele contará sua trajetória no programa espacial da NASA mostrando vídeos e fotos de lançamentos de ônibus espaciais, astronautas vivendo na estação espacial, os robôs exploradores e a curiosa jornada de pousar em Marte, além de apresentar curiosidades sobre o futuro do programa espacial. “Um astronauta tem que estabelecer objetivos e se divertir todos os dias, assim os sonhos se tornam realidade”, conta Gabrielle.

Dia 12 de agosto – às 13h – Candice Pascoal

Candice Pascoal é Fundadora e CEO do site de financiamento coletivo Kickante. Fundado há três anos, a empresa é responsável por tirar mais de 50 mil projetos do papel graças às inovações trazidas pela plataforma ao mercado brasileiro e por gerar mais de 40 milhões de reais distribuídos para projetos ao redor do país. Candice Pascoal é brasileira e vive há 15 anos no exterior (Estados Unidos e Holanda) e, antes da Kickante, trabalhou em diversos projetos importantes durante sua atuação como vice-presidente internacional da Putumayo World Music, em Nova York. Foi a única ganhadora do prêmio Cartier Women’s Initiative Awards 2017. A premiação é considerada uma das mais importantes iniciativas do empreendedorismo feminino do mundo. É também reconhecida nos Estados Unidos como uma das dez brasileiras mais inovadoras na área de tecnologia no Brasil.

Mais informações: http://brasil.campus-party.org/bahia

Área Open é gratuita e estará aberta para visitação nos dias 10 e 11/08, das 10h às 20h (com circulação até às 21h), e dia 12/08, das 10h às 17h (com circulação até às 18h).

Sobre a Campus Party

A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo que reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Realizada pela primeira vez em 1997, na Espanha, a Campus Party conta hoje com mais de 529 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há dez anos e em 2017, terá edições em Portugal, Itália, Singapura e África do Sul.

Agenda

De 9 a 13 de agosto de 2017

Arena Fonte Nova

Salvador – BA

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]