Tratamento bucal em paciente com câncer é disponibilizado na rede pública de Feira de Santana

Profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Célia Pamponet realizam atendimento de pacientes com câncer.

Profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Célia Pamponet realizam atendimento de pacientes com câncer.

Pessoas com diagnóstico de câncer recebem tratamento bucal (denominado estomatologia) no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Célia Pamponet, no bairro George Américo, em Feira de Santana. O serviço é disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Por mês, são 150 procedimentos, em média.

De acordo com o chefe da Divisão Odontológica, Arilson Pereira, o portador de câncer para receber o atendimento oncológico deve estar com a higiene bucal adequada. “Se o paciente não estiver com adequação do meio bucal ele é contra indicado para tratamento contra o câncer”, afirma.

O paciente não deve apresentar cavidade aberta, cárie, dente a extrair, doenças na gengiva, entre outros. “Priorizamos o atendimento a pacientes com câncer para que ele possa ser submetido adequadamente ao tratamento contra a doença”.

Serviços especializados

Outros serviços especializados são também disponibilizados à população, como tratamento periodontal (gengiva), cirurgias e atendimento a pessoas com deficiência. Os atendimentos são prestados em local anexo à Policlínica do George Américo.

Já no CEO Maria de Lourdes Suzarte, situado na Praça Tiradentes, mais conhecida como Praça do Gastão, além destes procedimentos – exceto de estomatologia – são oferecidas próteses dentárias.

O acesso da população à atenção especializada se dá por meio de encaminhamento realizado pelas Unidades Básicas de Saúde, policlínicas e PSF. A média mensal é de 300 cirurgias e 160 tratamentos de gengiva.

Publicidade

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]