Secretaria Estadual da Educação realiza encontro com gestores escolares em Itabuna

Secretário Walter Pinheiro palestra durante encontro com gestores escolares em Itabuna.

Secretário Walter Pinheiro palestra durante encontro com gestores escolares em Itabuna.

A Secretaria da Educação do Estado está realizando, nestas quarta e quinta-feira (26 e 27/07/2017), em Itabuna, na região Sul da Bahia (435 km de Salvador), o “Diálogo com Gestores” escolares dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) de Itabuna (NTE 05), Teixeira de Freitas (NTE 7) e Eunápolis (NTE 27). A atividade, que tem o objetivo de estreitar o diálogo com os gestores sobre a realidade das escolas e suas especificidades a partir dos territórios de identidade onde estão inseridas, conta com a participação do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

Segundo Pinheiro, o foco principal do trabalho é fortalecer o eixo pedagógico das escolas, mas a ação também é determinante para priorizar as ações da Secretaria em vários aspectos. “O objetivo é auscultar quem está na escola, que tem este acumulado de tantos anos de experiência na gestão, para a gente ver no que pode avançar e, portanto, melhorar a educação. A secretaria tem que olhar nos olhos, falar um pouquinho mais de perto para encurtar as distâncias. Isso é fundamental, reconhecer e identificar o chão da escola e o seu território”, destacou. |

A atividade envolve técnicos de diferentes setores da Secretaria que abordam temas de interesse das escolas, na perspectiva de desburocratizar procedimentos e processos e otimizar a gestão escolar. Dentre outros assuntos são abordadas questões como o projeto político pedagógico, planejamento estratégico, formação de professores, Censo Escolar/Sistema de Gestão Escolar, Avaliações (Sistema de Avaliação da Educação Básica: IDEB – ENCEJA), infraestrutura, alimentação escolar, bibliotecas, Educação Indígena, Educação Inclusiva, Educação Profissional e Tecnológica e Legislação em afirma.

Participam dos Diálogos, gestores de 36 escolas, de 13 municípios do NTE de Teixeira de Freitas, de 84 escolas e 26 municípios do NTE de Itabuna e de 20 escolas, de 8 municípios do NTE de Eunápolis.

Cleuza Maria de Jesus Pinto é gestora da Escola Estadual Eduardo Catalão, em Ilhéus, área do NTE 05. Com 21 anos de experiência na gestão, ela fala sobre a importância da atividade. “Tenho 21 anos de gestão e nunca vi acontecer um diálogo como este. É uma inovação valiosa porque a escuta aproxima a Secretaria da escola, que vai ouvir as nossas demandas e trazer as novidades. Os resultados serão mais proveitosos. Aí é que está a transformação na multiplicação das experiências “, afirma.

O vice-diretor do Colégio Polivalente de Itanhém, área do NTE 07 de Teixeira de Feitas, Elverson Santos, também acredita que os diálogos fortalecem a gestão escolar. “Esta é uma experiência nova e de grande valia pelo contato com outros gestores de todos estes núcleos.  É importante que a Secretaria esteja aqui, porque descentraliza. A nossa Bahia é muito grande e esta atividade encurta as distâncias e mostra o interesse da Secretaria em buscar melhorias para a educação”, avalia.

É também o que acredita o gestor do Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro, área do NTE 27 de Eunápolis, Caetano Cupolo do Sacramento. “Acho muito bom colocar as demandas e para o secretário é bem melhor ter o diagnóstico da Educação dialogando com os gestores do que no gabinete”, afirma.

Esta é a quarta edição do ‘Diálogo com Gestores’. A atividade já aconteceu em Salvador com gestores da capital e da Região Metropolitana, em Alagoinhas, com gestores de escolas os núcleos de Alagoinhas (NTE 18), Ribeira do Pombal (NTE 17) e de Feira de Santana (NTE 19) e em Barreiras (NTE 11), incluindo gestores de Bom Jesus da Lapa (NTE 02) e Santa Maria da Vitória (NTE 23). A próxima edição está programada para os dias 3 e 4 de agosto, em Juazeiro (NTE 10), envolvendo gestores de Irecê (NTE 01), Jacobina (NTE 16) e Senhor do Bonfim (NTE 25).

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]