Secretaria da Saúde de Feira de Santana aplica vacinação e testes contra hepatite

Vacinação e testes contra hepatite são realizados pela Secretaria da Saúde de Feira de Santana.

Vacinação e testes contra hepatite são realizados pela Secretaria da Saúde de Feira de Santana.

O “Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites” – 28 de julho de 2017– será marcado em Feira de Santana por ações educativas, distribuição de preservativos, realização de testes rápidos para as hepatites B e C, além de vacinação contra a hepatite B. A mobilização, cujo público alvo serão os adultos, vai ocorrer no estacionamento da Prefeitura, na avenida Getúlio Vargas, das 8h às 17h.

Caracterizadas como doenças silenciosas, que provocam a inflamação do fígado, e podem levar à cirrose e até ao câncer do órgão, as hepatites são consideradas graves problemas de saúde pública.

A coordenadora do programa municipal, Telma Nandiara Nascimento, afirma que o diagnóstico precoce é a melhor forma para evitar as complicações da doença, com o início do tratamento. “Como é uma doença silenciosa, os sintomas podem aparecer anos depois. Para o diagnóstico é necessário a realização de exame específico para a hepatite”, diz.

A hepatite B pode ser transmitida em contato com o sangue contaminado, através da relação sexual desprotegida ou através da transmissão vertical – da mãe para o filho. Já a hepatite C é transmitida quase exclusivamente em contato com o sangue contaminado de outra pessoa. A contaminação pelo tipo A está relacionada aos hábitos alimentares.

Não existe vacina contra o tipo C. “Na rede pública a vacina para o tipo A é disponibilizada apenas para as crianças. Já para o tipo B existe a vacina tanto para adultos quanto para as crianças”, afirma Telma.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]