IGHB promove seminário sobre Coronelismo e poder na Chapada Diamantina

Cena do documentário 'O cinema foi à feira'.

Cena do documentário ‘O cinema foi à feira’.

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia apresenta uma programação gratuita ao público para esta semana. Nesta quarta (26/07/2017), das 15 às 18 horas, acontece o seminário ‘Coronelismo e poder na Chapada Diamantina’. O encontro terá as participações dos professores da Uneb (Jacobina): Jackson André Ferreira, Moiseis de Oliveira Sampaio e Jedean Gomes Leite. Durante o seminário os pesquisadores irão falar sobre a importância do Coronelismo (“sistema que ficou conhecido durante a República Velha, onde os coronéis (ricos fazendeiros) eram os principais responsáveis por comandar o cenário político do país”, além de tratar, especificamente, da vida de três coronéis: Quintino Soares da Rocha, Francisco Dias Coelho e Antonio de Souza Benta.

Na quinta (27), às 17 horas, o público baiano está convidado a assistir ao documentário dirigido por Paulo Hermida e Petrus Pires, e produzido pela Iglu Filmes, que retrata os bastidores do longa ‘A Grande Feira’ – de 1961 – dirigido por Roberto Pires. A mostra conta os bastidores do filme ‘A Grande feira’, realizado na década de 60, numa Bahia que ainda aprendia a fazer cinema. Traz uma reflexão sobre um momento marcante da produção cinematográfica baiana e, em particular, como um acontecimento real “imita” a tragédia anunciada neste que foi o filme seminal do cinema novo. Antes da exibição haverá um bate papo com os diretores. Um pack contendo os filmes Redenção, A Grande Feira, Abrigo Nuclear e Tocaia no Asfalto poderão ser adquiridos por um valor simbólico de R$ 15,00 (quinze reais).

O IGHB é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]