Feira de Santana sedia seminário para formar conselheiros de educação

Convite do Seminário de Formação de Conselheiros Municipais de Educação de Feira de Santana.

Convite do Seminário de Formação de Conselheiros Municipais de Educação de Feira de Santana.

Acontece em Feira de Santana, nos dias 24 e 25 de julho de 2017, o Seminário de Formação de Conselheiros Municipais de Educação. O evento, dirigido a representantes de instituições ligadas à Educação, contará com a participação de representantes de 26 municípios da região. A promoção é da União Nacional de Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e Ministério Público da Bahia, com apoio da Secretaria Municipal de Educação.

“O papel dos conselheiros municipais de educação no monitoramento, implementação e fiscalização das políticas educacionais”, é o tema do seminário, que terá como local o Centro de Cultura Maestro Miro. O cenário atual da educação brasileira, os desafios da garantia de direito à educação, as atribuições dos conselhos municipais e o papel do Ministério Público na garantia do direito à aprendizagem, são alguns dos debates previstos.

“É um evento de fundamental importância para os participantes, pois irá agregar valor à educação dos municípios, além de promover o diálogo sobre políticas públicas e garantia de direitos. É um momento de troca que proporcionará um monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação dos 17 municípios do polo de Feira de Santana e de outros nove, participantes do polo de Ipirá”, comenta Rosana Falcão, presidente do Conselho Municipal de Educação de Feira de Santana.

Programação

24/07 – Manhã:

9h00 às 9h30 – Cerimônia de abertura/mesa de autoridades.

9h30 às 10h30 – Palestra: Cenário atual da educação brasileira: os desafios da garantia do direito à educação/aprendizagem e o papel dos conselhos municipais de educação. (UNCME/Professores convidados)

10h30 às 11h20 – Palestra: o papel do Ministério Público na garantia do direito à educação (Representante do MP – Promotor (a) de Justiça).

11h20 às 12h00 – Debate

24/07 – Tarde:

13h00 às 14h00 – Sistema Nacional de Educação e Sistemas Municipais de Educação: concepções e construção.

14h00 às 15h00 – Debate

15h00 às 16h00 – Palestra: participação dos Conselhos Municipais de Educação no monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação e regime de

colaboração – orientação e encaminhamentos. (UNCME)

16h00 às 17h00 – Mesa institucional: atendimento a temáticas específicas de

interesse dos conselheiros relacionadas ao exercício das suas funções (UNCME e Professores Convidados)

17h00 – Encerramento das atividades

25/07 – Manhã:

09h00 às 10h00 – Mesa Redonda: Planos Municipais de Educação e Orçamento

Municipal. (UNCME/ Professores Convidados)

10h00 às 11h00 – Debate

11h00 às 12h00 – Divulgação e orientação sobre as Conferências Municipal e

Estadual de Educação – ETAPAS DA CONAE 2018 (Professores Convidados)

25/07  – Tarde:

13h00 – Apresentação dos instrumentos para Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação e Base de dados para o Monitoramento. (UNCME)

15h00 – Debates

16h00 – Definição de Plano de Trabalho para o Monitoramento dos Planos Municipais de Educação (UNCME e Professores Convidados)

17h00 – Encaminhamentos e encerramento das atividades.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]