Estudantes do curso de enfermagem da FTC de Feira de Santana atuam no cuidado ao idoso

Alunos do curso de enfermagem da FTC de Feira de Santana atuam no cuidado ao idoso.

Alunos do curso de enfermagem da FTC de Feira de Santana atuam no cuidado ao idoso.

“O cuidado não é somente uma questão técnica, é preciso ter um olhar holístico”. A afirmação da enfermeira e professora Keila Costa Barros já dá uma ideia da essência do projeto desenvolvido com estudantes do curso de enfermagem da FTC Feira de Santana na ONG Nosso Lar, que abriga 23 idosos, homens e mulheres. Diariamente, eles recebem serviços de assistência à saúde e, sobretudo, muito carinho.

Ao encerrar as atividades do semestre, a avaliação de Keila Barros, que é especialista em Urgência e Emergência, foi positiva. “A cada período renovamos essa parceria com a entidade, porque entendemos a importância da prática com o idoso para a formação do profissional de Enfermagem”, afirmou, destacando que as estudantes acabam superando suas próprias limitações em contato com a realidade.

Para Mirtô Gondim, que cursa o 7º semestre – participam do projeto alunos a partir do 6º – o estágio foi uma experiência muito rica. “Na faculdade temos a teoria, mas aqui há uma proximidade com o paciente e isso vai além das técnicas”, explicou. Para ela, o mais difícil foi conviver com histórias como a de dona Tonha, com mais de 80 anos, que era vítima de maus tratos por parte dos filhos. “Eles sentem necessidade de serem ouvidos”, contou.

Aferição de pressão arterial, teste de glicemia e curativos fazem parte da rotina dos idosos, alguns portadores de doenças crônicas, o que requer atenção especial. Foi exatamente esse o aspecto destacado pela coordenadora da ONG, Mona Lisa Silva Carneiro. “Temos nossas cuidadoras, mas as ‘meninas’ fazem a diferença”, disse. Não é à toa que o nome do projeto é: O estudante de Enfermagem como instrumento de ação no cuidar do idoso.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]