Estudantes da rede estadual da Bahia apresentam projetos de iniciação científica na SBPC em Belo Horizonte

Estudantes da rede estadual apresentam projetos de iniciação científica na SBPC em Belo Horizonte.

Estudantes da rede estadual apresentam projetos de iniciação científica na SBPC em Belo Horizonte.

Estudantes que participam de cursos ofertados pelos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador e de Vitória da Conquista irão apresentar projetos na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – maior evento voltado para o desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e cultural da América Latina, que acontece a partir deste domingo (16/07/2017) e segue até o dia 22 de julho, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

Os trabalhos de iniciação científica foram desenvolvidos durante os cursos dos CJCC – unidades da rede estadual, criadas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia com o intuito de diversificar e fortalecer o currículo estudantil da Educação Básica. Entre os projetos que serão conhecidos na SBPC está o de Análise de Indícios de Detecção de Ondas Gravitacionais, da oficina “Universo e seus mistérios”, do CJCC de Salvador, sediado no Colégio Estadual da Bahia – Central, no bairro de Nazaré.

O trabalho, de autoria de Deivide Moraes, 17, estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, foca nas ondas gravitacionais, “que são ondulações da curvatura do espaço-tempo que se formam através dos mais violentos e energéticos eventos no universo, como sistemas binários de corpos massivos”, como explica Deivide. Ele fala da sua emoção de participar da SBPC. “Este é o maior evento da América Latina e estar com um projeto meu inscrito lá é uma satisfação imensurável. Estou muito orgulhoso e, sendo eu um estudante de escola pública, estou podendo provar que somos capazes de nos fazer presentes em um ambiente científico do porte da SBPC”.

Davi da Silva,18, também aluno regular do 3º ano do Colégio Senhor do Bonfim e integrante da oficina ‘Universo e seus mistérios”, é autor do projeto “Classificação Morfológica de Galáxias Distantes”, através do qual foram analisadas fotografias de galáxias coletadas pelo Sloan Digital Sky Survey, ao longo dos últimos anos, e divulgadas ao público pelo projeto Galaxy Zoo, visando a colaboração científica de voluntários na análise dessas imagens.

“Para tanto, utilizamos a classificação morfológica de Hubble e analisamos as estruturas e características de 350 galáxias. Depois, enviamos as análises ao grupo de pesquisa responsável pelo projeto Galaxy Zoo”, conta Davi da Silva. Ele fala, ainda, sobre o significado de estar presente com um projeto na SBPC: “Foi algo inesperado e estou muito feliz com a oportunidade de participar de um evento tão importante. Será uma experiência inesquecível, com muita troca de ideias”.

A professora-orientadora dos dois estudantes na oficina do CJCC – Salvador, Aydil Garcez, revela que, ao lado do seu monitor Nícolas Oliveira, testemunhou momentos marcantes de dedicação e competência, protagonizados por Davi e Deivide. “Estamos todos ansiosos e muito felizes por esta conquista, que tem um grande significado para os alunos do Ensino Básico por se tratar de um evento nacional onde os estudantes universitários são dominantes. Esses estudantes mostraram muito desenvolvimento em seus projetos de iniciação científica e isto é motivo de muito orgulho para mim e para a rede estadual de ensino”, relata a docente especializada na área de Ciências da Natureza.

Outros projetos – Também serão apresentados para o público da 69ª Reunião Anual da SBPC os projetos Jogo Choices e Robótica Educacional, ambos do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista. O primeiro trata-se de um jogo digital sobre hábitos alimentares saudáveis e a importância da prática de atividade física na adolescência e foi criado com o objetivo de divertir e, ao mesmo tempo, chamar a atenção dos jovens para ações do cotidiano que contribuem para a qualidade de vida. O outro traz as primeiras impressões sobre a implantação da robótica educacional no CJCC de Vitória da Conquista e o impacto na vida dos estudantes.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]