Espetáculo Joelma chega a Feira de Santana

Cena do espetáculo Joelma.

Cena do espetáculo ‘Joelma’.

Espetáculo Joelma ocorre no dia 28 de julho de 2017, às 20 horas, no  Teatro do Centro de Culta Amélio Amorim, em Feira de Santana. A peça representa a história de Joelma, uma das primeiras transexuais da Bahia e do Brasil.

Ao longo dos 72 anos de vida, Joelma transitou por distintos lugares passando por diversos acontecimentos. Sua historia resguarda elementos relativos a questões de gênero e de religiosidade.  Uma historia de afirmação e reinvenção mesmo em frente a preconceitos e injustiças, instaurando ética e respeito

A peça ‘Joelma’ possui uma estrutura fragmentada e apresenta universos diferenciados que são estabelecidos pela projeção, pelas cenas contadas diretamente para o publico, cenas vividas e incorporadas pela personagem, pelas coreografias realizadas e pelos estímulos auditivos estabelecidos.  São trazidos a cena elementos poéticos e descritivos que abarcam a profusão de espaços, tempos e assuntos que são entremeados pela historia de vida de nossa protagonista.

O espetáculo valida vários assuntos e referências que não foram aprofundados pelo curta-metragem Joelma (obra matriz deste projeto cênico), que contou com a direção de Edson Bastos.  A encenação teatral Joelma traz diálogos, histórias, personagens, questionamentos e informações que redimensionam o caráter mítico, religioso, filosófico e conceitual da obra cinematográfica, estabelecendo outra criação que engloba o cinema – vídeo (a projeção) como um dos elementos constituintes da cena teatral.

Desde a estréia em setembro de 2013, Joelma já realizou temporadas em Salvador, circulou pelas cidades baianas de Ipiau e Alagoinhas, e se apresentou em importantes festivais brasileiros tais como FIAC – Bahia, Sesc das Artes Cênicas. Crato e Iguatu (CE), XV Festival de Inverno de Bonito- MS, XIV edição do FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto – SP e XVI Festival do Teatro Brasileiro – Cena Baiana. CCBB – SP,, Festival velha Joana – MT , MIT – JP. Foi aprovado pelo Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2014 , pelas cidade de Brasília (DF), Goiania (GO), Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT).  E ocupação os centros culturais da caixa nas cidades de Salvador (BA), Fortaleza (CE), São Paulo (SP) e Recife (PE) e Curitiba. Em agosto de 2016 Joelma se apresentou em Frankfurt – Alemanha no festival Summerwert, iniciando sua carreira internacional.

Joelma conta a história da inadequação de uma mulher, nascida no corpo de um homem. Nos trinta anos que vive no sul do país, muda seu corpo e realiza a cirurgia de redesignação sexual, por fim retorna para Ipiaú (BA), sua cidade natal. Para além dos aspectos sobre sexualidade e gênero, a narrativa também apresenta a trajetória religiosa da personagem, que hoje, aos 72  anos vive numa casa, que é um misto de centro espiritualista e igreja. Outro elemento marcante do espetáculo é o assassinato que estabelece uma trama “policial” na história.

Publico Alvo: Público amplo e diversificado relativo a faixas etárias, ocupação e renda. Visa atingir tanto estudantes do ensino médio e universitário, como também profissionais liberais, aposentados e apreciadores da arte. Profissionais de áreas distintas(história, ciências sociais e políticas, professores de literatura, artistas, público adulto em geral).

Agenda

Local : Centro de Cultura Amélio Amorim – Endereço: Avenida Presidente Dutra, 2222 – Capuchinhos – Feira de Santana

Data: 28 de julho, 20h, sexta

Horário da Bilheteria: a partir de 18h nos dias de apresentação.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]