CachoeiraDoc 2017 divulga filmes selecionados

Relação de filmes selecionados para o VIII CachoeiraDoc é anunciado.

Relação de filmes selecionados para o VIII CachoeiraDoc é anunciado.

O VIII CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira divulgou nesta terça-feira (11/07/2017), a lista dos filmes selecionados para as suas mostras. Dos mais de 600 documentários inscritos, 27 vão compor a mostra Competitiva, sendo 20 curtas e sete médias e longas-metragens. Outros 10 integram as mostras Corpos em Luta e Memória de Lutas. Do total de selecionados, seis são baianos.

De acordo com a comissão de seleção do CachoeiraDoc, composta por Amaranta Cesar, Ana Rosa Marques, Evandro de Freitas, Flora Braga, Larissa Fulana de Tal e Leon Sampaio, os filmes selecionados afirmam a força do cinema como agente na construção de imaginários e mundos possíveis.

Além destes, outros documentários nacionais e internacionais integrarão as mostras Corpos em Luta e Memória de Lutas, que reúnem filmes sobre movimentos de emancipação e demandas por justiça de diversos grupos sociais e revelam que a invenção formal não está dissociada da atuação social e política do cinema. Ambas as mostras têm a curadoria de Amaranta Cesar, também idealizadora e uma das coordenadoras do CachoeiraDoc, da reconhecida pesquisadora francesa Nicole Brenez e do crítico de cinema Victor Guimarães (MG).

A oitava edição do festival acontece entre 4 e 10 de setembro, no Cine Theatro Cachoeirano e no Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, na cidade de Cachoeira, localizada a 110 km de Salvador. Toda a programação é gratuita.

O festival

O CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira busca fomentar a difusão e a produção de documentários, assim como a discussão sobre o gênero, por meio de oficinas, debates, ciclo de conferências e exibição de filmes.

Nas sete edições anteriores, cerca de 15 mil pessoas assistiram a mais de 260 documentários, muitos deles inéditos na Bahia e Brasil.

O festival é uma realização da Ritos Produções e do Grupo de Estudos e Práticas do Documentário, do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, e conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura da Bahia desde a sua primeira edição, em 2010.

Publicidade

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]