Sessão solene da Câmara Municipal de Feira de Santana marca os 90 anos de fundação do Instituto de Educação Gastão Guimarães

Verdeadora Gerusa Sampaio entrega placa em homenagem aos 90 anos de fundação do Instituto de Educação Gastão Guimarães.

Verdeadora Gerusa Sampaio entrega placa em homenagem aos 90 anos de fundação do Instituto de Educação Gastão Guimarães.

Música, poesia e muita emoção marcaram, na noite desta quinta-feira (1º/06/2017), os 90 anos de fundação do Instituto de Educação Gastão Guimarães (IEGG), na Câmara Municipal de Feira de Santana. A iniciativa do vereador e presidente do Legislativo Reinaldo Miranda Vieira foi compartilhada por professores que fizeram e fazem a história da instituição de ensino, autoridades e representantes de todos os segmentos da sociedade.

O clima especial começou com a chegada dos convidados, dentre eles a filha de Gastão Guimarães, professora Niá Guimarães, que foram brindados com a interpretação do Hino Nacional pela banda da Polícia Militar. Os alunos Luciano Pereira e Jéssica Alves também emocionaram o público apresentando um cordel em homenagem à escola, que teve o próprio o hino executado por Denise Ferreira Santos, aluna de música da UEFS.

Na saudação aos convidados e representantes do IEGG, o vereador Reinaldo Miranda Vieira Filho destacou o projeto educacional diferenciado implantado há 90 anos e que vem se modernizando ao longo do tempo. “Hoje é classificado como instituição de porte especial, com mais de 2.300 alunos”, frisou. Segundo o presidente, o compromisso com a educação e a gestão participativa garantem a permanência do Gastão Guimarães na história de Feira de Santana.

Foi exatamente a história do estabelecimento de ensino criado como Escola Normal em 1926 o tema da palestra da professora Dulcinea Cerqueira Barros, ex-aluna e membro do corpo docente da unidade de ensino desde 2006. Ela falou sobre as várias fases do Instituto de Educação, incluindo as reformas e denominações variadas, até chegar ao prédio construído em 1956, “em uma região bucólica da cidade, que ainda hoje mantém diversas árvores frutíferas”.

A palestrante lembrou que a edificação escolar foi construída “observando as melhores especificações arquitetônicas da época”, mas a sua grande importância deve-se ao modelo de ensino mantido ao longo dos anos. Para destacar a posição de referência do Instituto Gastão Guimarães no cenário educacional de Feira de Santana, a professora apresentou trecho de um texto de autoria do ex-diretor Dival da Silva Pitombo, que afirmava que o Instituto “não era uma escola como as outras”.

A formação de educadores sempre foi a principal característica do Gastão Guimarães, conforme citou a diretora Alfreda Neta Xavier, em um emocionante discurso de agradecimento pela homenagem à instituição de ensino, “por onde passaram homens e mulheres valorosos, que com seu saber e dignidade pessoal contribuíram para preservar os ideais de seus fundadores”, como afirmou. Alfreda citou nominalmente todos os ex-dirigentes, inclusive Gastão Clóvis de Souza Guimarães, que empresta seu nome à casa de ensino.

A mesa de honra da prestigiada sessão foi composta pelo presidente Reinaldo Miranda, que ao usar a tribuna para saudar os convidados foi substituído pelo 3º vice-presidente Isaías dos Santos; o secretário municipal de Governo Paulo Aquino, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho; Coronel Adelmário Evangelista Xavier, comandante do Policiamento Região Leste da Polícia Militar; professora Alfreda Neta Xavier, diretora do IEGG; professor Ivanberg dos Santos Lima, diretor do Núcleo Territorial de Educação NTE 19; e a palestrante da noite.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]