Secretaria da Saúde de Feira de Santana notificou 107 casos suspeitos de Chikungunya

Infográfico apresenta sintomas das doenças chikungunya, dengue e zika.

Infográfico apresenta sintomas das doenças chikungunya, dengue e zika.

A Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, notificou 107 casos suspeitos de Chikungunya, sendo descartados 32, confirmados 53 e aguardando os resultados laboratoriais de 22 casos da doença. Os dados do Boletim Epidemiológico são referentes ao período de janeiro a início de junho deste ano. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira, (07/06/2017).

No ano passado, nesse mesmo período, o município contabilizou 294 notificações da doença. Foram confirmadas ao longo do ano 198 casos de Chikungunya. Com relação à dengue, nas primeiras vinte e duas semanas de 2017, dos 117 casos notificados, foram confirmados 33 casos – 49 foram descartados e 35 continuam sendo investigados. Comparando aos anos anteriores houve uma redução no número de casos notificados.

As localidades com maior ocorrência de dengue foram os bairros Feira X (10), Rua Nova (6), Queimadinha (5), Tomba (5), Campo Limpo (5), Mangabeira (4), distrito de Humildes (4), conjunto Feira IX (4), Ponto Central (3), conjunto Viveiros (3), distrito de Jaíba (3), Aviário (3), Novo Horizonte (3) e Baraúnas (2).

Ainda de acordo com o Boletim Epidemiológico, foram notificados 56 casos suspeitos do Zika Vírus – doença cujo sintoma se assemelha com a dengue e Chikungunya. A faixa etária mais acometida está entre 20 a 49 anos com 34 casos.

Para controlar a proliferação do aedes aegypti no município, a SMS tem dado continuidade com as ações de bloqueio através do uso da bomba costal, tratamento focal e perifocal, realizado atividades educativas com orientações sobre o acondicionamento adequado dos resíduos sólidos, a importância de não deixar recipiente que acumule água destampado, bem como vem acompanhando e monitorando os casos notificados com intuito de identificar o quanto antes, o início da transmissão das doenças.

A recomendação da Vigilância Epidemiológica é que as pessoas comuniquem imediatamente as autoridades públicas de saúde os casos suspeitos a fim de permitir a adoção de medidas de controle na comunidade. O contato pode ser através do Disque Saúde 0800 – 284 66 56.

Febre Amarela

Conforme o Boletim Epidemiológico, com relação à Febre Amarela foram notificados e investigados cinco casos da doença em humanos no município, sendo um caso descartado através de exames laboratoriais, e quadro aguardam pelos resultados.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]