Realizar avaliação física propicia obtenção de melhores resultados nos treinos

Avaliação física propicia obtenção de melhores resultados nos treinos.

Avaliação física propicia obtenção de melhores resultados nos treinos.

É comum as pessoas procurarem estúdios ou academias para praticarem atividades físicas em busca de resultados eficazes em um curto espaço de tempo. Porém, esquecem de um fator muito importante para a obtenção desses resultados positivos: a avaliação física. Às vezes, um problema no joelho ou na lombar, por exemplo, não permite que determinados exercícios sejam feitos e, se isso não for previamente detectado, pode gerar problemas futuros para o indivíduo.

De acordo com o educador físico Rodrigo Chaves, a avaliação incide na interpretação de um conjunto de dados ou informações obtidos por meio da aplicação de determinados testes, métodos, protocolos ou instrumentos validados. “É imprescindível que essa interpretação seja feita de maneira acertada para que seja capaz de prescrever a(s) modalidade(s), o(s) exercício(s) e o(s) método(s) mais adequado(s) para equipes e/ou indivíduos”, pontua.

Ainda segundo Chaves, conforme estudos na área, para que um determinado programa de exercícios físicos seja lógico, objetivo, eficaz e individualizado, é necessário que ele seja precedido de um criterioso e qualificado processo de avaliação funcional. “Isso porque somente essa avaliação poderá esclarecer as características individuais e, portanto, permitir que o programa de exercícios e/ou esporte seja realmente o mais indicado para determinado indivíduo, reduzindo, assim, a probabilidade de o programa promover resultados subótimos, não promover resultado algum ou, até mesmo, causar algum dano”, frisa.

Rodrigo Chaves salienta que melhorar a aptidão física implica em aperfeiçoar determinados parâmetros como força, resistência muscular, velocidade, flexibilidade articular, coordenação motora global e fina, equilíbrio estático e dinâmico, ritmo e coordenação espaço- temporal. “Mas esse processo só é possível mediante um processo de avaliação física criterioso. Se isso é detectado por meio da avaliação, parece lógico que os programas de exercícios dessas pessoas apresentem prioridades e estruturas diferentes e individualizadas. Contudo, sem a avaliação, isso não seria possível”, salienta.

O educador físico destaca ainda que diversas doenças estão associadas à elevada concentração de gordura corporal, tais como dislipidemia, hipertensão, diabetes, e, mais recentemente, impotência sexual masculina, bem como as doenças do aparelho reprodutor masculino e feminino. “No desempenho esportivo, a menor concentração de gordura está associada a melhores resultados, uma vez que se altera a relação peso-potência. Fica a dica: todo mundo já sabe que é importante praticar alguma atividade física. O que muita gente não percebe é que a orientação profissional e a realização de avaliações antes e durante a prática dessas atividades é fundamental e pode trazer a diferença na busca por hábitos saudáveis”, finaliza.

No Studio F1 Prime tem – O novo Studio de treinamento personalizado realiza avaliações físicas em todos aqueles que buscam o espaço para obtenção de uma melhor qualidade de vida. São oferecidas avaliações com educador físico, fisioterapeuta, biomédico esteta, cardiologista e nutricionista. O Studio F1 Prime está situado na avenida Eduardo Froes da Motta, 1485, bairro Praue Getúlio Vargas.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]