Projeto ‘Vantagem é Ser Honesto’: 325 crianças participaram da Turminha do MPF na Bahia em 2017

325 crianças já participaram da Turminha do MPF na Bahia em 2017.

325 crianças já participaram da Turminha do MPF na Bahia em 2017.

“O MPF só é forte quando está junto à sociedade”, disse o procurador da República Fábio Loula aos alunos da Escola Municipal Professor Ricardo Pereira, em Salvador. A frase do membro do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) resume bem o objetivo do projeto MPF nas Escolas: aproximar o órgão da sociedade. A quinta edição da Turminha do MPF na Bahia já contou com a participação de 325 crianças em Salvador, e mais 101 devem receber, no segundo semestre, a visita de voluntários do MPF em Barreiras, a 871km da capital baiana.

Na visita, realizada na primeira semana de junho, alunos do 4º e 5º anos fizeram apresentações teatrais, cantaram rap, recitaram cordel, dentre outras atividades, tudo relacionado ao tema de 2017: Honestidade. Em contrapartida, os 225 alunos puderam conhecer personagens da Turminha do MPF e participar de atividades lúdicas com os voluntários.

Os estudantes ainda puderam discutir o combate à corrupção em ações cotidianas e conhecer mais sobre a atuação do órgão com o procurador. “Estimular a conscientização social e política nas crianças é fundamental para que possamos, juntos, construir um país mais honesto e mais justo para todos”, afirmou Fábio Loula.

O diretor Hamilton Sousa agradeceu a oportunidade e disse que as crianças se empenharam bastante nos produtos apresentados. “A nossa comunidade é muito humilde mas muito honesta e com pessoas de coração muito bom. O tema desse projeto é muito importante para mostrar para eles que não só os políticos podem ser corruptos e que todos temos que lembrar da honestidade nas nossas ações diárias”, disse o diretor.

Em 23 de maio, o mesmo projeto foi realizado na Escola Municipal Pedro Veloso Gordilho, em Salvador, saiba mais.

MPF vai às Escolas – O projeto é uma iniciativa do MPF na Bahia de visitação anual a escolas de Salvador, com o objetivo de contribuir para a formação cidadã de crianças e adolescentes e sensibilizá-los à reflexão sobre tema relevantes para a sociedade e relacionados à atuação do órgão. Este é o quinto ano consecutivo que o MPF desenvolve atividades em escolas na capital baiana, sendo a segunda vez que a seleção das instituições é feita por meio de chamamento público.

O tema trabalhado esse ano é “Para a Turminha, vantagem é ser honesto”, e nos anos anteriores foram os seguintes: “Meio ambiente: proteção e combate ao tráfico de animais silvestres” (2013), “Eleições 2014: O que pode e o que não pode?” (2014), “Corrupção, Não” (2015) e “Turminha a favor da acessibilidade” (2016).

Projeto – A Turminha do MPF foi criada em 2009 com o objetivo de conversar, especialmente com crianças e adolescentes, sobre assuntos relacionados à atuação do Ministério Público Federal. Composta por dez personagens infantis, que representam a diversidade da população brasileira, a Turminha veio para mostrar aos pequenos cidadãos a importância do órgão na defesa dos seus direitos, com o intuito de contribuir para a construção de uma sociedade participativa e atuante. Saiba mais acessando www.turminha.mpf.mp.br.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]