Projeto Ori realiza roda de conversa sobre gestão cultural e economia criativa no Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana

Cartaz anuncia projeto Ori em Feira de Santana.

Cartaz anuncia projeto Ori em Feira de Santana.

Neste sábado (10/06/2017) o Museu de Arte Contemporânea, de Feira de Santana, recebe profissionais de cultura, a partir de 08:30 horas, para realizar uma roda de conversa gratuita e aberta ao público, sobre as temáticas de Gestão Cultural e Economia Criativa. A iniciativa, denominada ‘Diálogos’ é um desdobramento do Projeto Ori, do Instituto IRIS, que vem contemplando atividades de formação cultural para jovens negros da cidade e região.

A frente da iniciativa estão também as produtoras culturais Maylla Pita e Aloma Galeano, ambas professoras do Projeto Ori, cujas disciplinas ministradas contemplaram os campos de Gestão Cultural e Economia Criativa. A ideia surgiu após realização das aulas e dos debates suscitados ao longo de 16 horas em sala com os alunos do projeto. “Trata-se de realizar um intercâmbio com profissionais atuantes das áreas, de modo que se perceba, a partir dos relatos e exemplos, as interessantes experiências e vivências do cotidiano da cultura”, diz Aloma Galeano. Para diz Maylla Pita “Este é um momento importante no processo formativo dos alunos do curso, por viabilizar um cruzamento entre as abordagens teóricas feitas em sala de aula e o repertório técnico e especializado dos profissionais convidados para a roda de conversa”.

Na ocasião, tanto a turma de alunos do Projeto, quanto a comunidade feirense, poderão perceber formas possíveis de atuação no mercado a partir das vivências representativas no cenário cultural da cidade. Dentre os convidados da Roda de Conversa, estão Juliana Almeida (NEOJIBÁ) que abordará sobre gestão social, Henrique Motté (Cia Cuca de Teatro) que relatará as experiências e projetos da Companhia ao longo desses anos, Wendel Fernandes (Feira Coletivo) que trará o contexto da economia criativa associada aos festivais desenvolvidos pelo Coletivo e Milena Lopes (Agridoce) que fará um relato sobre a experiência da loja colaborativa Agridoce sediada em Feira de Santana.

Sobre o Projeto Ori

Iniciativa que tem como público alvo jovens negros e pardos de 19 a 30 anos, que tenham ideias de como impactar positivamente as suas comunidades, interessados e ligados ao movimento negro e cultural. O Projeto está em cinco territórios da Bahia: Feira, Salvador, Ilhéus, Conquista e Santo Amaro, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Conta ainda com a parceria da Fundo Baobá, Instituto Brasileiro da Diversidade (IBD), Instituto Cultural Steve Biko, Instituto Mídia Étnica, Colégio Polivalente de Feira de Santana, Boulevard Shopping de Feira, Casa do Samba, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação da UFBA, Universidade Estadual de Santa Cruz, Teatro Popular de Ilhéus, Fundação Cultural de Ilhéus, e Núcleo Territorial de Educação – 20 de Vitória da Conquista.

Sobre o Instituto Iris

O Instituto IRIS | Instituto de Responsabilidade e Investimento Social tem mais de 18 anos de atuação potencializando a transformação de crianças, adolescentes e jovens para a formação cidadã e de gestores para a prática da responsabilidade social, e do investimento social através da criação e desenvolvimento de tecnologias sociais, especialmente ligadas ao campo da arte-educação, visando à geração de oportunidades de crescimento social de crianças e adolescentes, em conjunto com a escola, a família e a comunidade.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]