Mutirão de Cirurgias acelera atendimento para baianos

Mutirão de Cirurgias é promovido pelo Governo Rui Costa.

Mutirão de Cirurgias é promovido pelo Governo Rui Costa.

Depois de mais de um ano de espera, a trabalhadora rural Leide Domingos do Alto vai fazer um procedimento cirúrgico para a retirada de um mioma. Moradora de Capim Grosso, ela foi uma das atendidas nesta terça-feira (13/06/2017) na etapa de Jacobina do Mutirão de Cirurgias, promovida pelo governo do Estado e viabilizada pela Secretaria da Saúde do Estado. “Saio daqui feliz, pois consegui resolver tudo e já estou com a cirurgia agendada para o dia 12 de julho. Depois do procedimento ficarei mais alegre ainda”, conta Leide, que diz já ter pensado buscar atendimento em Salvador, mas que agora terá o atendimento mais próximo de onde reside.

Em Jacobina, os atendimentos, que estão sendo feitos em unidades móveis estacionadas na Rua José Rocha, em frente ao estádio municipal, começaram nesta segunda-feira (12) e prosseguem até a quarta-feira (14). Somente no primeiro dia de consultas e exames pré-operatórios foram agendadas 109 cirurgias, que serão realizadas a partir do dia 19 de junho no Hospital Padre Paulo Felber, em Miguel Calmon, município a cerca de 30 quilômetros de Jacobina, no centro-norte baiano.

Nesta etapa do Mutirão serão feitas cirurgias de hérnias umbilical, inguinal e epigástrica; histerectomia e colecistectomia (vesícula). O coordenador da etapa, Deleon Francisco, explica que a pessoa já deve ter a indicação médica para a cirurgia. “O paciente poderá se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido de RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e exames de sangue (uréia, creatinina,TP, TTPA, glicemia em jejum e hemograma). As mulheres que farão histerectomia devem levar também o preventivo”, destaca Deleon.

Na etapa, além da população de Jacobina estão sendo atendidos os moradores Capim Grosso; Caém; Caldeirão Grande; Mairi; Miguel Calmon; Piritiba; Tapiramutá; Umburanas; Várzea Nova; Várzea da Roça; Mirangaba; Morro do Chapéu; Ourolândia; Quixabeira; São José do Jacuípe; Saúde; Serrolândia e Várzea do Poço.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]