Governo Rui Costa apresenta projeto do VLT de Salvador para investidores

Ilustração gráfica do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT de Salvador).

Ilustração gráfica do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT de Salvador).

O Governo da Bahia realiza mais uma reunião pública para discutir a concessão patrocinada do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio. O evento acontecerá nesta quinta-feira (08/06/2017), às 9h, no auditório do São Salvador Hotéis e Convenções, no bairro Costa Azul, em Salvador. Destinada a investidores, a iniciativa tem o objetivo de esclarecer eventuais dúvidas dos interessados na licitação de implantação e operação do VLT.

O modal já possui recursos garantidos para a execução de todo projeto. Através de um chamamento público, já foi realizada a escolha da empresa financiadora do sistema, em condições estabelecidas pela Empresa Baiana de Ativos (Bahiainveste). O agente financiador selecionado foi o banco inglês Indico PLC, que firmou o compromisso de financiar R$ 1,5 bilhão.

O secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster, irá comandar o debate e explanar detalhes do projeto. “É de extrema importância a realização de encontros como esse. Precisamos apresentar aos possíveis investidores as características específicas do sistema, além de comprovar a viabilidade e importância do modal para a mobilidade urbana de Salvador”, afirma Dauster.

Propostas

Na modalidade de concorrência pública destinada a seleção da melhor proposta para contrato de Parceria Público-Privada (PPP), a licitação do VLT já está aberta desde 03/05, quando o edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

As empresas interessadas devem apresentar as propostas no dia 30 de junho de 2017, na sede da BM&F Bovespa, localizada na rua XV de Novembro, nº 275, 1º andar, em São Paulo, das 12h às 14h.

O edital de licitação está disponível na Superintendência de Mobilidade (Sumob) da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e no site da Sedur, através do link: http://www.sedur.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=44.

A partir da abertura das propostas, que passarão por uma comissão de avaliação técnica e orçamentária, será definida e anunciada a empresa vencedora do processo licitatório. Com toda documentação em ordem, as obras iniciam ainda no segundo semestre de 2017.

VLT

O VLT, que vai substituir o atual Trem do Subúrbio, terá aproximadamente 19 quilômetros de extensão e 21 paradas, ligando a região do Comércio a até Paripe, realizando o percurso, de um extremo a outro, em 40 minutos. O sistema beneficiará mais de 100 mil pessoas por dia.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: [email protected]