Fundação Lar Harmonia promove exames gratuitos para prevenir glaucoma e catarata serão realizados no Bairro Piatã, em Salvador

Fundação Lar Harmonia promove exames gratuitos.

Fundação Lar Harmonia promove exames gratuitos.

O número de cegos no Brasil chega a 1,2 milhão, do qual cerca de 60% a 80% são casos evitáveis ou tratáveis. No mundo, aproximadamente 285 milhões de pessoas vivem com baixa visão ou cegueira de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para ajudar a prevenir as doenças dos olhos, será realizado o 9º Mutirão de Prevenção ao Glaucoma e à Catarata com consultas e exames gratuitos no dia 18 (domingo), no Ambulatório Médico Eurípedes Barsanulfo da Fundação Lar Harmonia, em Piatã.

As 200 senhas serão distribuídas a partir das 6h e o atendimento será das 7h às 14h. Homens e mulheres acima de 40 anos ou pessoas a partir de 20 anos, com casos das doenças na família, serão atendidas.  Os interessados devem levar originais e cópias do Cartão do SUS de Salvador e do comprovante de residência. O oftalmologista e coordenador do mutirão, Adilson Afonso, informa que os pacientes diagnosticados com catarata e glaucoma serão encaminhados para cirurgia e tratamento. A ação é uma realização da Fundação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Clínica Clivan (Garibaldi).

A catarata e o glaucoma são as principais causas de cegueira no mundo, segundo estudo realizado pela consultoria de saúde Evidências – Kantar Health. O oftalmologista alerta que o glaucoma se desenvolve lentamente e o doente a percebe quando já perdeu 90% do nervo ótico, que faz a transmissão de imagens do olho para o cérebro. “Por isso os exames periódicos são muito importantes na prevenção e controle da doença”, alerta Adilson Afonso. Quanto à catarata, o ele informa que se manifesta através da opacidade do cristalino, uma lente que há dentro do olho, e a substituição dela por outra lente recupera totalmente a visão do paciente.

Sobre a Fundação Lar Harmonia

A Fundação Lar Harmonia presta assistência médica, psicológica, emocional, espiritual e social às famílias carentes do Bairro da Paz, Alto do Coqueirinho e Baixo do Tubo, em Salvador. Criada em 1994, a instituição desenvolve diversos projetos sociais, com parcerias públicas e privadas. Atualmente, a fundação está construindo um Lar para Idosos.

Agenda

Data: 18/06/2017

Local: Ambulatório Médico Eurípedes Barsanulfo, na sede do Lar Harmonia, na Rua Deputado Paulo Jackson, Nº 560, em Piatã.

Horário: Distribuição de senhas às 6h e atendimento das 7h às 14h.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]