Feira de Santana: ação social da FTC muda rotina do Bairro São João

Ação social atende moradores do bairro São João, em Feira de Santana.

Ação social atende moradores do bairro São João, em Feira de Santana.

Estudantes de oito cursos, acompanhados de professores e coordenadores, mobilizaram a comunidade do Bairro São João, em Feira de Santana, na manhã de sábado (10/06/2017). A ação, que registrou centenas de atendimentos e promoveu campanhas socioeducativas, foi resultado da parceria entre a FTC Feira de Santana e o Instituto Tenda da Paz, entidade vinculada à Paróquia Todos os Santos, com apoio do Exército.

Motivados, os alunos comemoraram o resultado do projeto, que contou com a participação dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Educação Física, Biomedicina, Psicologia e Engenharia Civil. “Além da interdisciplinaridade, temos contato com as pessoas onde elas vivem e podemos avaliar o ser humano como um todo”, avaliou Sara Elian Ribeiro, que cursa o 2º semestre de Odontologia.

Os perigos da automedicação, o câncer de mama, saúde bucal e insuficiência respiratória foram alguns dentre as muitas questões abordadas durante a ação. Em alguns momentos, estudantes de cursos diferentes se juntaram em um só tema, o que enriqueceu as informações levadas à comunidade. Foi o caso do câncer de mama com mastectomia, que uniu Fisioterapia e Psicologia.

Segundo explicações de Juliana Mamona, iniciante no curso de Fisioterapia, os casos de câncer casos requerem cuidados físicos e emocionais. Já Gleice Almeida, do 3º semestre de Fisioterapia, fez um resumo do trabalho na comunidade, logo após atender um usuário de droga: “Dentro da faculdade o mundo é colorido, aqui fora é tudo bem diferente”.

Se para os estudantes o resultado foi altamente positivo, para os moradores do bairro a ação proporcionou mais do que “um dia especial”, com direito ainda a bazar e venda de comida ao lado da Igreja Sagrado Coração. Raimunda Daltro de Souza visitou vários estandes, fez teste de glicemia capilar e aferiu pressão. José Antônio Oliveira acompanhou tudo: das atividades físicas aos serviços de saúde. “É muito bom ter tudo isso perto de casa”, disse.

Os organizadores também gostaram do resultado. Para a professora Guísala Mamona, coordenadora do projeto, o comprometimento dos alunos foi o ponto alto do projeto, que permitiu não somente a vivência com a realidade, como o exercício da interdisciplinaridade. Já a presidente do Instituto Tenda da Paz, Auxiliadora Araújo destacou a parceria com a Faculdade e a participação da comunidade. “É gratificante”, resumiu.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]