Estilista Arlindo Grund orienta empresários de Feira de Santana sobre tendências

Empresários de Feira de Santana são capacitados sobre tendências da moda.

Empresários de Feira de Santana são capacitados sobre tendências da moda.

Empresários, profissionais, influenciadores digitais e admiradores da moda se reuniram em Feira de Santana na noite desta quinta-feira (08/06/2017), interessados em conhecer mais sobre as tendências para o setor. O encontro aconteceu na Oficina Cenário e Tendências da Moda, ministrada pelo professor, stylist, consultor de moda e apresentador do programa Esquadrão da Moda (SBT), Arlindo Grund. Realizado no Polo de Distribuição das Indústrias de Confecção da Bahia (Polimoda), o evento foi promovido pelo Sebrae em parceria com o próprio Polimoda e o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Feira de Santana e Região (Sindvest).

Uma das interessadas foi a empresária Kel Alves, dona da marca Ousa Brasil. Empreendedora há 18 anos, ela afirma sempre participar de eventos promovidos para o setor pela instituição. “A gente sabe que muitas pessoas não têm essa leitura de moda, então é ótimo termos uma oportunidade como essa. Contribuiu muito para a minha loja”, elogiou.

Em sua apresentação, Arlindo deu dicas de tendências e estilo, e orientou os empreendedores a investirem em inovação para impulsionar seus negócios. Ao falar sobre o período de recessão, ele destacou a utilização da criatividade como melhor atitude. “A gente começa a observar quais são as oportunidades desse momento, a desenvolver a criatividade e não se deixar abater, isso é o mais importante”, afirmou Arlindo. Ele ainda deu uma dica para começar a inovar: “Observar os erros e, a partir deles, pensar nos eventos de uma maneira um pouco diferenciada, e acertar”.

O consultor de moda também destacou a importância de fidelizar os clientes e, para os consumidores, de observar a adequação ao escolher uma peça de roupa, considerando sempre a faixa etária, o ambiente e o tipo de corpo. A dica, segundo ele, é observar o que a moda tem de melhor para oferecer e adaptar tendências.

“O principal é falar local, mas de uma maneira global. É trazer a tendência, mas aplicá-la para o universo local”, defendeu. “Se a gente tem, por exemplo, o couro que está em alta, como vamos utilizá-lo aqui, que tem um clima mais quente? Em peças mais leves, como um colete e um short. Esse é o grande desafio, ver aquilo que foi apresentado nas semanas de moda em Paris, Nova Iorque, Milão e Londres, e tentar adaptar para a nossa realidade, sem copiar”.

Para Edison Nogueira, presidente do Sindivest, o evento contribuiu para dar consistência ao segmento. “Envolvemos aqui toda a cadeia produtiva da indústria de moda. Isso promove o nosso polo e mexe com o todo”, avaliou.

Sebrae capacitará empresários locais do segmento

Na oportunidade, a técnica Giovanna Ferrari, da Coordenação de Indústria do Sebrae Bahia, apresentou a solução criada pela entidade para o setor, e destacou o potencial da região, como a produção em couro, o polo industrial, a força empresarial e a localização. Segundo Giovanna, a intenção é mobilizar esses empreendedores para atuar de forma estratégica na região.

“A ideia é formar um grupo de empresários para que a gente possa atuar trazendo ações de inovação, tecnologia, capacitação financeira, marketing, consultorias e ações específicas do segmento, como aconteceu hoje com essa palestra de tendências”, explicou. “Queremos capacitá-los de uma forma geral e fortalecer esses empresários do segmento, para que eles estejam cada vez mais competitivos”, pontuou Giovanna.

O próximo passo do Sebrae é captar micro e pequenas empresas do segmento para obterem o acompanhamento da ferramenta de Melhoria do Desempenho Empresarial (MEDE), que conta com diagnóstico empresarial (DDE), plano de melhoria de desempenho (PMDE), assessoria gerencial associada a 80 horas de consultoria especializada, e articipações em encontros coletivos.

O evento contou ainda com a presença de representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e prefeitura municipal.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]