Bahia Produtiva leva sustentabilidade à comunidade de Senhor do Bonfim

Produtores rurais recebem apoio através do programa ‘Bahia Produtiva’.

Produtores rurais recebem apoio através do programa ‘Bahia Produtiva’.

Garantir sustentabilidade para as famílias da comunidade de Curadeira, no município de Senhor do Bonfim. Com essa finalidade, o projeto Bahia Produtiva vem trabalhando na localidade, promovendo assistência técnica e extensão rural (ATER) e, por meio do edital socioambiental, vai investir R$391 mil na compra de kit de irrigação, levando infraestrutura e melhorando a produção das 20 famílias de agricultores familiares assistidos pelo projeto, que irão trabalhar em uma área coletiva de um hectare com olericultura e fruticultura.

O agricultor Manoel de Jesus Santos, da Associação dos Agricultores Familiares da Fazenda Curadeira e Adjacências, comemora o projeto. “Foi um grande avanço pra gente. Queremos fazer uma produção só de orgânicos e é com a ajuda dos técnicos do Bahia Produtiva que vamos conseguir crescer. Antes, a gente plantava por nossa conta, agora, temos assistência para acompanhar a gente. Já aprendemos produzir compostagem, por exemplo, onde fazemos um adubo sem química. Estamos ganhando conhecimento para produzir melhor e o kit de irrigação vai ajudar a produzir mais”.

Segundo o assistente territorial do Bahia Produtiva, Ailton Gonçalves, o trabalho da comunidade é voltado para fortalecer e ampliar a produção. “Estamos trabalhando a transição do convencional para o agroecológico, com o uso e conservação dos recursos naturais, e, principalmente, com a recomposição e conservação do solo. Queremos dar sustentabilidade ao agricultor familiar e levar um produto de qualidade à mesa do consumidor”.

O Agente Comunitário Rural (ACR), Sidney de Oliveira, jovem da comunidade contratado pelo Bahia Produtiva para assessorar os beneficiários, informou que vem promovendo atividades e dando suporte às famílias, levando conhecimento sobre a agroecologia e sistemas orgânicos de produção, que agregam valor ao produto. “Venho realizando assistência a cada agricultor e, dentre as ações que já estão sendo realizadas está o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), registro público obrigatório para todos os produtores rurais”.

O Bahia Produtiva é um projeto do Governo do Estado executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a partir de um acordo de empréstimo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), e tem como objetivo financiar projetos de inclusão produtiva e acesso a mercados, socioambientais, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de interesse das comunidades rurais da Bahia.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]