Audiência Pública discute o direito dos animais no município de Feira de Santana

Audiência Pública discute o direito dos animais no município de Feira de Santana.

Audiência Pública discute o direito dos animais no município de Feira de Santana.

A Câmara Municipal de Feira de Santana realizou, na manhã desta quinta-feira (1º/06/2017), uma audiência pública para discutir a Polícia Municipal em Defesa dos Animais, atendendo ao ofício da Comissão de Obras, Urbanismo e Infraestrutura Municipal, Agricultura e Meio Ambiente, solicitado pelo vereador Cadmiel Pereira (PSC).

Compuseram a Mesa de Honra, além do presidente da comissão supracitada, vereador Roberto Tourinho (PV); o secretário de Agricultura, Joeldilson Freitas; a vereadora no município de Salvador; Marcelle Moraes; Graça Peixinho Monteiro, presidente da Associação Protetora dos Animais- APA de Feira de Santana e Eliene Rocha, nesta audiência representando o deputado estadual Marcel Moraes.

Tourinho comentou a experiência que teve à frente da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais. “Importante audiência para que juntos possamos discutir a problemática de Feira de Santana. Tive uma experiência na Secretaria de Meio Ambiente e durante este período, inúmeras reclamações a respeito de maus tratos animais”, disse.

Graça Peixinho Monteiro, presidente da Associação Protetora dos Animais de Feira de Santana (APA), falou um pouco a respeito do trabalho que vem sendo realizado pela ONG, que sobrevive de doações e acolhe animais, além de atuar no resgate de animais doentes, atendendo denúncias de maus tratos.

Graça sugeriu a criação de uma clínica gratuita no Município para atendimento desses animais. “É urgente a necessidade de termos atendimento gratuito a animais nesta cidade. Agradecemos a indicação do vereador Cadmiel Pereira para que tenha uma clínica, uma farmácia veterinária e um castramóvel gratuito, enquanto isso não acontece poderíamos contar com clínicas credenciadas pelo município”, sugeriu.

O secretário de Agricultura, Joedilson Freitas, destacou que a sua pasta também tem contribuído na proteção dos animais, inclusive nos distritos, a exemplo de Jaguara e Bonfim de Feira, em que há o registro de muitos bichos que vivem soltos. A preocupação do bem estar animal durante a realização da Exposição Agropecuária de Feira de Santana também foi citada, bem como a importância de aprovação de uma Lei Municipal que proteja os animais que atuam em circos.

 Eliene Rocha, representando o deputado estadual Marcell Moraes, chamou atenção para o trabalho que o parlamentar vem desenvolvendo em defesa dos animais, a exemplo da SamuVet, que atende animais que sofreram maus tratos e o projeto do Castramóvel, que atua em Salvador atendendo gratuitamente nos bairros. Ela anunciou a implantação de uma central de atendimento no município de Feira de Santana para atender a demanda da cidade, de iniciativa do deputado.

A vereadora do município de Salvador, Marcelle Moraes, também citou o trabalho desenvolvido na capital baiana, como castrações gratuitas, atendimentos a animais e até mesmo o Cachorrodrómo, que visa dar diversão aos animais. Marcelle citou ainda projetos que estão em tramitação como uma farmácia popular para atender a esses animais.

 A advogada Carolina Busseni, da Comissão de Direito e Defesa dos Animais da OAB Feira de Santana, salientou que animais soltos também afetam a saúde pública, bem como a vida de todos, independentemente de gostarem ou não de animais.

Vereadores

O vereador Cadmiel Pereira (PSC) fez questionamentos a respeito de recursos que são disponibilizados para o atendimento a animais na capital baiana, que podem servir de inspiração para o município de Feira de Santana; já Gerusa Sampaio (DEM) salientou a sua relação e amor pelos animais, citando nome de pessoas que são importantes na causa animal no município e ressaltando que está levando ao Poder Público Municipal as demandas para ampliar as políticas públicas em prol dos animais, como um Conselho Municipal.

Outras pessoas presentes no plenário e nas galerias destacaram o papel das faculdades no apoio à causa animal, enalteceram a importância da conscientização das pessoas na hora de adotarem animais, para que depois os mesmos não sejam descartados ou abandonados nas ruas.

Maus tratos a cavalos, por parte de carroceiros, também foi um dos problemas abordados. Para tal foi cobrando maior fiscalização do Poder Público, bem como aos animais comercializados vivos no Centro de Abastecimento, a exemplo de galinhas e galos.

Também estiveram presentes na audiência os ex-vereadores Welligton Andrade e Frei Cal; Jean Boaventura, coordenador do grupo de Proteção Animal SOS Vira Lata de Raça; Lorranes Carjifran de Santana Leandro, diretor do Departamento de Inspeção Municipal da Seagri e Lucidalva Santana, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, representando o secretário Sérgio Carneiro.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]