ALBA: deputado Leur Lomanto Jr. diz que obra do governo pode matar rio Jaguaribe

Alertando para a necessidade de mais atenção com o meio ambiente, o deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB), condenou a obra do governo do estado que pretende canalizar o rio Jaguaribe, em Salvador. Em discurso no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado apelou para que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a Conder, órgãos do governo responsáveis pelo projeto não avancem na obra de macrodrenagem que devem matar o rio, segundo avaliação de especialistas em meio ambiente.

“É preciso atenção com a gravidade dessa obra que condena a morte um dos principais rios de nossa cidade. O concreto na margem do rio vai matar toda a cadeia alimentar, importante ao meio ambiente, sem contar que pode afetar também a qualidade das praias. Enquanto em outros países se despoluem e revitalizam os rios, infelizmente, aqui estão concretando os recursos naturais. Vale lembrar também que esse tipo de obra está na contramão da política ambiental da prefeitura de Salvador, que visa implementar o projeto Salvador Capital da Mata Atlântica, entendendo que o desenvolvimento sustentável é o caminho”, enfatizou.

O parlamentar lembrou também que a lei federal do Estatuto das Cidades e o PPDU municipal tem como diretrizes a preservação e recuperação do meio ambiente e que ao contrário de canalizar o rio, o governo do estado deveria investir na revitalização. A falta de transparência e de discussões sobre o projeto e sobre as medidas mitigatórias também foram apontadas pelo deputado, como falhas da obra. “Faço um apelo para que seja feito um amplo debate sobre a situação do rio Jaguaribe e sobre esse projeto, a fim de que não se cometa mais uma arbitrariedade com o nosso meio ambiente”, afirmou.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]