Salvador: Daniel Rebouças lança obra literária ‘Indústria na Bahia: um olhar sobre sua história’

Capa do livro 'Indústria na Bahia um olhar sobre sua história', obra de autoria de Daniel Rebouças.

Capa do livro ‘Indústria na Bahia um olhar sobre sua história’, obra de autoria de Daniel Rebouças.

Uma viagem histórica pelas primeiras manifestações industriais da Bahia, é tema do livro Indústria na Bahia: um olhar sobre sua história, editado pela Caramurê Publicações, do historiador Daniel Rebouças. A publicação será lançada na sexta-feira (26/05/2017), no stand da editora, no Shopping Barra, às 19 horas.

Fruto de quatro anos de pesquisa, a publicação coloca em evidência a importante participação da Bahia no início da Revolução Industrial no Brasil, e a atuação posterior das fábricas baianas em vários setores produtivos importantes, como na fabricação de tecidos, do açúcar, de charutos e nos complexos produtos químicos e petroquímicos.

O texto também sinaliza a importância e a interferência das conquistas de novas fontes de energia, como a chegada da eletricidade e a descoberta do petróleo, para o avanço do setor industrial no nosso estado.

No livro, autor de pesquisa não apenas as grandes unidades industriais modernas, como Empório Industrial do Norte, Valença Industrial, Fratelli Vita e Biscoitos Tupy, além das primeiras fábricas e manufaturas surgidas ainda no século XIX. A obra dá a oportunidade, aos leitores de hoje, de conhecer iniciativas fabris fundamentais na época e que, sem dúvida, fizeram parte da economia e da sociedade baiana.

Outro diferencial é a ampla pesquisa documental, principalmente iconográfica, feita em arquivos e coleções públicas e particulares dentro e fora do Brasil. Nos cinco capítulos do livro, mais de 150 imagens, entre desenhos, gravuras, rótulos e fotografias, mostram a presença de longa data da indústria na Bahia, com suas chaminés pela paisagem da capital e do interior, além dos seus produtos circulando pelo País e exterior. Junto ao resgate de várias imagens históricas, o livro procura sempre posicioná-las de forma cronológica, o que proporciona ao leitor a sensação de estar viajando no tempo.

A obra contou com a parceria entre a FIEB e as empresas Braskem e Coelba para a viabilização, com a contribuição na pesquisa de texto e de imagem que essas instituições, que direta ou indiretamente participam da história da economia baiana, deram para a criação do volume.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]