Presidente da UPB cobra verba do cofinanciamento da assistência social

Eures Ribeiro cobra verba do cofinanciamento da assistência social.

Eures Ribeiro cobra verba do cofinanciamento da assistência social.

Na tarde desta segunda-feira (22/05/2017), o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) participou da Audiência Pública sobre o “Sistema Único da Assistência Social (SUAS): Avanços, Retrocessos e Desafios”, que aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O debate contou com a presença da ex-ministra de Desenvolvimento Social, Tereza Campello, da deputada proponente da audiência Neusa Cadore, além de gestores municipais da Assistência Social, trabalhadores do SUAS, usuários do sistema, lideranças de movimentos sociais e autoridades políticas do Estado.

Na oportunidade, Eures cobrou o cofinanciamento da Assistência Social tanto do governo federal quanto estadual. “O presidente Temer cortou 30% da verba das prefeituras, o que deixa os municípios mais vulneráveis. O governo do Estado não repassa o valor mensal pactuado desde outubro de 2016. Sendo que, em março deste ano, apenas alguns municípios receberam este valor. É muito preocupante porque nós prefeitos precisamos fazer a política social sozinhos. A lei é muito clara, é uma cooperação entre municípios, estado e União. Se a União corta 30%, o estado não paga a parte dele, como nós, prefeitos, vamos carregar a assistência social sozinhos?” questiona o presidente da UPB.

Neste sentido, Eures complementa que é preciso lutar pela regularização de repasse de recursos municipais pelo governo do estado para o cumprimento do cofinanciamento dos serviços especializados, benefícios, programas e projetos, conforme prevê a Política Nacional de Assistência Social.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]