Parceria entre a UPB, SSP e provedores baianos traz monitoria da segurança pública na Micareta 2017 de Feira de Santana

Câmeras de vídeo monitoramento foram instaladas no circuito da Micareta 2017 de Feira de Santana.

Câmeras de vídeo monitoramento foram instaladas no circuito da Micareta 2017 de Feira de Santana.

Este ano, a Micareta de Feira 2017 conta com sistema de monitoria de segurança, que traz em tempo real a comunicação e as imagens do policiamento da festa para o Centro de Operações e Inteligência (COI), da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado da Bahia (SSP), localizado em Salvador. Esta novidade foi possível graças a uma parceria, como prova de conceito, entre a União dos Municípios da Bahia (UPB), a SSP e as empresas de telecomunicações baianas IVI Telecom e TechNet. Esta iniciativa traz um ambiente mais seguro e tecnológico para a Micareta de Feira, que acontece até este domingo (21/05/2017).

A parceria foi viabilizada por meio de um convênio entre as empresas e as instituições que, juntas, implantaram a fibra óptica responsável por direcionar o trabalho de monitoramento em temo real. De acordo com a SSP, foram instaladas mais de 10 câmeras nos portais da cidade tornando, não só o circuito, mas todo o seu entorno mais seguro.

 “Essa solução vem a partir do espaço e apoio que encontramos na União dos Municípios da Bahia. Nós representamos os pequenos e médios provedores do estado e, através desse trabalho, estamos comprovando que existem soluções locais eficazes para solucionar problemas, neste caso inovar na segurança pública”, disseram Romildo Fernandes Lima Filho e Saulo Emerson, representantes da IVI Telecom e da TechNet, respectivamente. O segundo passo é apresentar soluções para as áreas de saúde e educação.

Esse é o projeto piloto que a UPB planeja implantar em outros municípios baianos, com diversas aplicabilidades. Neste caso, a UPB está disponibilizando um canal de dados de 20 gigabytes entre Salvador e Feira de Santana, para que a Secretaria de Segurança Pública possa fazer um trabalho ainda melhor e aparelhado tecnologicamente. “Nossa ideia é levar essa solução para outros municípios, em grandes festas populares. Também estamos estudando que outras aplicações que podemos fazer a partir do uso dessa tecnologia. Trabalhamos para estar na vanguarda das soluções que melhorem a vida dos municípios”, enfatizou o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro.

A prova de conceito com a SSP foi viabilizada a partir da interlocução da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), por meio do superintendente Grinaldo Oliveira.

 

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]