Membros do Colegiado Escolar são eleitos com a ampla participação das famílias baianas

Educadores participam de Formação para Eleição do Colegiado Escolar 2017.

Educadores participam de Formação para Eleição do Colegiado Escolar 2017.

Depois de uma semana de votações, a eleição para o Colegiado Escolar nas escolas estaduais chega ao fim nesta sexta-feira (12/05/2017). Como a votação acontece até o turno da noite em muitas unidades, as comissões eleitorais começam a apurar os resultados na próxima semana. O resultado será divulgado e publicado gradativamente no Diário Oficial do Estado, com os nomes dos representes dos estudantes, professores, funcionários, pais, mães ou responsáveis eleitos. A função do conselho é promover a participação e o acompanhamento das ações pedagógicas, administrativas e financeiras das escolas.

Segundo José Barreto Bittencourt, coordenador de Articulação com os Núcleos Territoriais de Educação (Conte), o processo de eleição superou as expectativas da Secretaria da Educação do Estado pela participação ativa da comunidade escolar, principalmente das famílias. “O empenho das equipes estaduais e territoriais em divulgar e acompanhar as eleições do Colegiado Escolar proporcionou que fossem bastante favoráveis os nossos objetivos para a ampla participação da comunidade escolar nas eleições. Chegamos a quase 100% das escolas realizando o processo de eleição e esperamos o mais breve possível estar empossando os candidatos eleitos”, comemora.

Em muitas escolas, esta sexta-feira foi movimentada pelo pleito. Foi o caso do Colégio Estadual da Bahia – Central, localizado no bairro de Nazaré, em Salvador. Na unidade escolar, os alunos falam sobre a expectativa de como o processo pode ajudar na melhoria da escola. “Precisamos que haja mobilização de todos os segmentos para, juntos, procurarmos opinar e acompanhar o que ocorre na escola. Temos que contribuir para que tenham novas ações e não apenas esperar que a direção faça tudo”, defende Matheus Macedo, estudante do 2º ano.

A sua colega Eva Freire, 17 anos, estudante do 2º ano, trabalhou na mobilização para a eleição e fala sobre a experiência. “Como líder de classe me vejo na obrigação de incentivar os meus colegas a participarem da votação. Queremos uma ampla participação dos estudantes e de todos os outros segmentos do Colegiado Escolar. Podemos ser importantes nas decisões da escola”, destaca.

Já no Colégio Estadual São Gonçalo, em Serra Dourada, no Núcleo Territorial de Educação (NTE – 23 de Santa Maria da Vitória), a 791 km de Salvador, a estratégia foi conciliar a comemoração do Dia das Mães com a eleição do colegiado. “A escola sempre foi muito próxima da família e acho importante o acompanhamento dos pais no processo de aprendizado dos filhos, assim como na parte administrativa e financeira da unidade, ajudando nas propostas de demandas para a escola”, explica Eliane Silva, mãe do estudante do 2º ano Cléber Silva, 16.

No Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, em Itapetinga (NTE 8), a 577 km da capital, e no Colégio Estadual Maria José de Lima Silveira, em Coração de Maria (NTE 22 – Jequié), a 111 km de Salvador, o dia também foi de votação e de muito entusiasmo. Os estudantes, funcionários, professores e familiares fizeram fila para votar e participar deste movimento.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]