MAP de Feira de Santana é palco para aula de samba

Grupo cultural Quixabeira da Matinha promove aula de samba de roda.

Grupo cultural Quixabeira da Matinha promove aula de samba de roda.

O Mercado de Arte Popular (MAP) de feira de Santana foi palco, neste sábado (27/05/2017), para aula de um dos mais populares ritmos musicais, o samba de roda, que definitivamente faz parte da vida do brasileiro. E quem ainda não entrou no ritmo desta dança teve a oportunidade de aprender os passos básicos de todo o gingado que tão bem é reproduzido pelos baianos e que em Feira de Santana não poderia ser nada diferente.

As aulas de samba foram dadas durante apresentação do grupo cultural Quixabeira da Matinha, dentro do projeto da Quixaba à Quixabeira: Samba, Cultura Afrodescendente e Desenvolvimento Sustentável na Matinha, promovido pela Associação Cultural Coleirinho da Bahia.

Ao ritmo do pandeiro e dos tambores, crianças e adultos se misturaram e caíram no samba, mostrando todo o gingado que os baianos têm. A festa foi iniciada por volta das 11 horas e iniciou a tarde movimentando o mercado de arte, cada vez mais sintonizado com a cultura de raiz.

Grupo cultural que vem sobrevivendo ao tempo e mantido por gerações, a Quixabeira da Matinha ainda é liderada por Apolinária das Virgenes Oliveira, ou simplesmente Dona Chica do Pandeiro, como é mais conhecida a matriarca que traz herdeiros para o samba e alimenta toda a tradição.

O projeto desenvolvido pela Quixabeira da Matinha é promovido com a participação de jovens e crianças, que aprendem a preservar a cultura e sobretudo os valores do samba de roda, que ganha força e eco no distrito da Matinha.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]andebahia.com.br