MAC Feira de Santana exibe filme documentário ‘Suspiros de um Trovador’

Cartaz do filme documentário 'Suspiros de um Trovador'.

Cartaz do filme documentário ‘Suspiros de um Trovador’.

O filme documentário ‘Suspiros de um Trovador’ estreia neste sábado (27/05/2017), às 17:00 horas, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC Feira). A exibição está dentro da programação da Feira Literária e será feita em comemoração ao centenário de Rodolfo Coelho Cavalcante. O filme foi patrocinado pela Secult/Fundo de Cultura e foi produzido pela Associação Sociocultural Umbigada.

Sinopse

Suspiros de um Trovador é um filme documentário que revela a vida e obra do poeta popular alagoano Rodolfo Coelho Cavalcante (1917-1986). Seu filho e cordelista, Isaías Cavalcante – Ismoca, persegue sua vida pela Bahia, Alagoas e Rio de Janeiro e vivencia sua obra literária, seja declamando poesias, lendo cordéis, negociando livretos nas feiras, ruas e também reencontrando amigos e poetas.

Rodolfo Coelho Cavalcante

O poeta e cordelista tornou-se reconhecido nas ruas pela destreza de sua trova e pelo modo peculiar de se vestir como mestre de cerimônia, em traje completo, com gravata, paletó e colete. Foi um articulador nato e militante da causa dos cantadores e trovadores. Em 1955, junto com outros trovadores, realizou o I Congresso Nacional de Trovadores e Violeiros, quando foi fundada a Associação Nacional de Violeiros e Trovadores. Fundou os periódicos O Trovador, A voz do trovador e Brasil Poético, além de algumas instituições culturais importantes, como a Ordem Brasileira dos Poetas da Literatura de Cordel, que neste ano completa 40 anos de existência.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]