Instituto Chapada de Educação promove debate durante ‘I Encontro de Prefeitos’

Convite do I Encontro de Prefeitos, evento organizado pelo Instituto Chapada de Educação e Pesquisa.

Convite do I Encontro de Prefeitos, evento organizado pelo Instituto Chapada de Educação e Pesquisa.

O Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) realiza nesta sexta-feira (26/05/2017) I Encontro de Prefeitos dos municípios parceiros desta instituição, que abrange os Territórios da Chapada Diamantina, Agreste Litoral, Pratigi (Baixo Sul) e Região Metropolitana de Salvador.  Com o tema “Educação: a Bahia tem Respostas”, o instituto visa discutir propostas e soluções sistêmicas para os cenários da educação pública no Brasil, ao modo do que vem realizando há 20 anos no estado. Uma proposta de atuação que conquistou nos últimos anos os maiores resultados de IDEB da Bahia.

O Encontro acontece das 13h30 às 18h, no Teatro Módulo, em Salvador. O debate estará ancorado na tecnologia social do ICEP, intitulada “Territórios Colaborativos pela Educação” e pretende fortalecer os arranjos territoriais entre os municípios participantes, bem como favorecer o alinhamento entre as gestões e as demandas dos educadores e de suas redes. O evento conta com apoio do Instituto Natura e inclui uma conferência com o consultor e especialista em Gestão Pública, Sinoel Batista. Representantes da UNDIME e da UPB também foram convidados para o evento.

Para Cybele Amado, diretora presidente do Icep, acreditar no potencial da colaboração territorial é um primeiro e importante passo para estabelecer um novo paradigma de desenvolvimento local. “A partir daí se estabelece a metodologia de formação, produção de conhecimento e mobilização social que o ICEP aplica e só o apoio da gestão pública gera as condições necessárias para que os atores educacionais, incluindo a comunidade, compreendam que a educação é responsabilidade de todos e trabalhem juntos pela transformação”.

A observação dos resultados mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), publicados em setembro de 2016, ressalta a eficiência do trabalho desenvolvido pelo ICEP para a elevação do nível da qualidade do ensino medido por esse indicador. Todos os 29 municípios em que o Instituto atuava até então tiveram crescimento da nota entre 2013 e 2015 e 27 deles superaram a meta. Alguns municípios tiveram crescimento surpreendente, como Ibitiara (BA), que saltou de 4,0 em 2013 para 6,5 em 2015 – a nota mais alta de uma rede municipal em toda na Bahia e que já supera a meta estabelecida pelo MEC para 2021, de 6,1.

O encontro desta sexta-feira inicia um ciclo de apoio aos gestores municipais através de ações colaborativas, com vistas ao desenvolvimento e adoção de boas práticas de gestão municipal no referente ao sistema educacional. Os gestores serão instados ao envolvimento em contexto territorial e à aplicação de soluções conjuntas que possibilitem a potencialização de seus resultados.

Sinoel Batista

Prefeito de Penápolis-SP entre 1989 e 1992. Matemático, mestre em relações internacionais pela USP-SP. Especialista na concepção, estruturação, implementação, gestão, monitoramento e avaliação de políticas públicas nas áreas de saúde, assistência social, educação, modernização administrativa e cooperação interfederativa. Formação e experiência na elaboração de projetos de desenvolvimento local e regional, cooperação e relação internacionais, e na elaboração e gestão de projetos envolvendo múltiplos atores (públicos e privados).

Programação

13h30 – Mesa de Abertura

14h às 15h30 – Relato de experiência: A Bahia tem respostas

Mesa 1: Caminhos trilhados, por Cybele Amado de Oliveira (ICEP)

Mesa 2: Diálogos com as conquistas  e desafios da educação nos municípios

16h às 17h30 – Conferência “As formas de cooperação intermunicipal na construção do Regime de Colaboração”, por Sinoel Batista (Consultor) – seguida por Debate

18:00 Encerramento

Agenda

Sexta-feira, 26 de maio de 2017 | Das 13h30 às 18h

Local: Teatro Módulo – (Av. Prof. Magalhães Neto, 1177 – Pituba, Salvador – BA) – Referência: Próximo ao Restaurante Coco Bambu Bahia

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]